Iniciativas em prol do meio ambiente são homenageadas no Prêmio Natureza Gerais

Fotos: Janice Drumond / O Prêmio Natureza Gerais foi entregue durante reunião do Plenário do Copam

Representantes de entidades e órgãos públicos; da sociedade civil; do setor produtivo; e iniciativas individuais voltadas para a preservação e melhoria da qualidade ambiental em Minas Gerais foram reconhecidas nesta quarta-feira, 13 de dezembro, pelo Governo de Minas. Os agraciados receberam o Prêmio Natureza Gerais, iniciativa inédita da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) voltada para o reconhecimento e valorização dessas iniciativas.

O Prêmio, instituído em 25 de julho deste ano, por meio da Deliberação Normativa 224, do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), foi entregue durante a 174ª Reunião Extraordinária do Plenário do Conselho. A entrega aos homenageados foi feita pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e pelo conselheiro do Copam que fez a indicação dos concorrentes. Os colocados em primeiro lugar, receberam uma placa e os demais finalistas, um certificado de homenagem.

Durante a premiação, Germano Vieira chamou a atenção para a importância do prêmio como incentivo para propagação de medidas de proteção do meio ambiente. “É uma grande alegria poder outorgar um prêmio que não é só a identificação de instituições ou pessoas que têm iniciativas que se destacam na defesa e preservação do meio ambiente, mas também que motiva outras ações em prol dessa causa”, afirmou. Ele destacou ainda que o Natureza Gerais integra a lista de outras importantes premiações desenvolvidas pela Assessoria de Educação Ambiental (Assea), da Semad, nos últimos anos. “Reconhecer esses projetos coletivos e individuais é um exemplo de cidadania que contribui para a construção da agenda ambiental mineira”, disse o secretário.

COMISSÃO

Na avaliação dos exemplos em cidadania foram considerados trabalhos científicos ou sociais; cargos na esfera pública ou privada; títulos, projetos, participação em conselhos ou colegiados e demais ações desenvolvidas pelo indicado. Os projetos foram avaliados por uma comissão específica formada pelo secretário executivo do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam); dois representantes do poder público e dois representantes da sociedade civil, todos integrantes do plenário do Copam nestas duas últimas categorias.

CONFIRA O DEPOIMENTO DOS VENCEDORES DAS QUATRO CATEGORIAS:

Poder Publico
Melhor ação ou projeto ambiental promovido por órgãos ou entidades públicas

“Estamos replicando o nosso projeto para mais de 200 municípios do Sul de Minas. Acredito que um prêmio como esse vai incentivar ainda mais as cidades a desenvolver projetos na área ambiental e a divulgar o nosso projeto”.

Paulo Henrique Pereira, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Extrema, vencedor com o “projeto Conservador das Águas”.

leonardo Cardoso
Melhor ação ou projeto ambiental promovido pela sociedade civil

“Um dos objetivos principais do projeto Lei.A é motivar as pessoas para que elas possam conhecer mais sobre meio ambiente. Nosso trabalho é divulgar e traduzir leis e projetos de leis, para que a população e os movimentos sociais ligados à temática meio ambiente possam se capacitar, se empoderar e se posicionar frente ao tema, por isso, acredito que esse prêmio vai ajudar a divulgar ainda mais o nosso trabalho”.

Leonardo Cardoso Ivo, diretor-presidente da Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, vencedor com o “Projeto Lei.a – conhecimento e ação pelo meio ambiente”.

João Henrique
Melhor ação ou projeto ambiental promovido pelo setor produtivo

“O grande diferencial do prêmio “Natureza Gerais” é que ele abrange uma ampla gama de projetos ambientais, uma vez que contempla quatro categorias e isso, com certeza, motiva a participação de toda a sociedade”.

João Henrique Palmer Caldeira, diretor da Unidade de Negócios da Arcelor Mittal Juiz de Fora

Vencedor com o projeto “Prêmio Arcelor Mittal de meio ambiente”

Castor
Melhor exemplo em cidadania ambiental

“A sociedade sempre reconhece o que tem sido feito e há ótimos projetos sendo desenvolvidos dentro da área ambiental. Temos tanta gente fazendo coisas boas e elas precisam ser descobertas, e esse prêmio é uma oportunidade para que as pessoas conheçam o que está sendo feito, além de incentivar outras a participarem também”.

Castor Cartelle Guerra, vencedor com o Prêmio Exemplo em Cidadania Ambiental

Clique aqui para assistir ao vídeo do evento https://youtu.be/6PhandwTAgI