O Sindicato

Sindicato dos Servidores Estaduais do Meio Ambiente e da Arsae - Minas Gerais

O Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente no Estado de Minas Gerais – SINDSEMA/MG foi fundado em 04/08/2014 e representa os servidores públicos ocupantes dos cargos que hoje compõem as carreiras do Grupo de Atividades de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, a saber, os cargos de Gestor Ambiental, Analista Ambiental, Técnico Ambiental e Auxiliar Ambiental, ativos e aposentados, instituídos pela Lei Estadual nº 15.461/2005.

Com origem na união das antigas associações representativas de servidores de meio ambiente de Minas Gerais, sendo a última delas a Associação Sindical dos Servidores Estaduais do Meio Ambiente – ASSEMA, o SINDSEMA se destaca por ser o primeiro sindicato exclusivo de servidores de meio ambiente do Brasil.

A criação do SINDSEMA consolida a luta dos servidores de meio ambiente de Minas Gerais, não só na defesa, dos direitos destes servidores, que exercem atividade de natureza exclusiva e típica de Estado, mas também da valorização de um sistema ambiental de excelência para toda a sociedade mineira.

Em 19/04/2019, em assembleia geral dos servidores, além da representação dos servidores das carreiras do Grupo de Atividades de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, que integram a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais – SEMAD, a Fundação de Meio Ambiente de Minas Gerais – FEAM, o Instituto Estadual de Florestas – IEF, e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM, devido a grande afinidade temática, de compromisso com o meio ambiente e a sociedade, e também de competência técnica, o Sindsema, assumiu a representação sindical dos servidores da Agência Reguladora de Águas e Esgoto – ARSAE-MG, que posteriormente, em 19/04/2019 passou a integrar ao Sistema Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais – SISEMA.

Somos mais de 1.000 filiados, todos na defesa do meio ambiente, trabalhando pela qualidade de vida dos mais de 20 milhões de mineiros e das gerações futuras, presentes nos nossos 853 municípios, assegurando o desenvolvimento sustentável do nosso estado.

Estatuto Sindsema