Institutos Lactec apresentam ao MPMG relatório preliminar do diagnóstico dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão

Os Institutos Lactec, instituição contratada para elaborar, de maneira independente, para o Ministério Público, diagnóstico dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, apresentou diagnóstico preliminar em reunião realizada na quarta-feira, 09 de maio.  A apresentação foi feita na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Belo Horizonte, e contou com a presença dos membros da força-tarefa do MPMG que estão atuando no caso e de uma representante do Ministério Público do Espírito Santo.

Foram apresentadas informações sobre a caracterização do meio ambiente antes do desastre, os danos logo após o desastre e os danos ambientais causados desde o rompimento da barragem de Fundão. Também foram repassadas informações sobre os danos ao patrimônio histórico e cultural. Os trabalhos desenvolvidos pelos Institutos Lactec, que têm em sua equipe mais de uma centena de técnicos empenhados no caso, continuam conforme o cronograma inicialmente previsto.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Andressa de Oliveira Lanchotti, explica que “o diagnóstico de todos os danos ambientais ocasionados pelo rompimento da barragem de Fundão subsidiará o Ministério Público na tomada de ações em busca da recuperação integral dos danos ambientais constatados”.