Texto: Jhyenne Gomes e Wallace Alves
Qual é a palavra que definiria o seu ano de 2024? Para nós, é resistência!
Para o povo de Minas Gerais, 2024 foi um ano que exigiu resistência contra um governo que tem como projeto o sequestro dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores para beneficiar uma classe de herdeiros e privilegiados, para quem o Romeu Zema governa.
Um governo autoritário, que nos impediu de manifestar por uma frota segura; um governo irresponsável, que permitiu que servidores públicos trabalhassem em lugares insalubres e com reais riscos à sua integridade; um governo de desmonte, que retirou do órgão ambiental as competências do Previncêndio, e que tentou vender patrimônio do Ipsemg.
Um governo caloteiro, que se nega a cumprir acordos judiciais, que não investe nos serviços que são gratuitos para a população, que ainda comete a canalhice de chamar de “casta de privilegiados” os milhares de servidores públicos que estão há anos sem reajuste ou recomposição de salários, e trabalhando sobrecarregados há mais de uma década sem concurso público.
Por isso, 2024 foi um ano de resistência!
Estivemos em inúmeras mobilizações com nossos companheiras das entidades a que somos filiados, e também em frentes mais amplas, com movimentos sociais, sindicatos e demais coletivos. Percorremos milhares de quilômetros para encontrar as servidoras e servidores do SISEMA, a fim de ouvir, em primeira mão, sobre suas necessidades, expectativas e planejamentos.
Estivemos no Congresso Nacional e na ALMG para articulação com deputadas e deputados. Nos reunidos com entidades parceiras para discutir sobre teletrabalho, condições de trabalho para servidores públicos, terceirização, saúde mental, e melhorias para a carreira.
Fomos convocados para contribuir com debates cruciais para a sociedade mineira, como a preservação do Cerrado, a defesa das nossas estatais, o combate ao incêndio florestal, resiliência frente às mudanças climáticas, a defesa do serviço público, contra a PEC 66 e pela nossa previdência social, a defesa do IPSEMG, entre outros assuntos que também são tão caros à nossa categoria.
Quem esteve conosco na luta sabe que ainda assim experimentamos vários retrocessos. Mas a nossa resistência tornou esses prejuízos muito menores, ou conseguiu adiá-los para que a gente consiga mais uma vez reunir nossas forças e enfrentar. Estamos mais unidos, mais mobilizados e com ainda mais disposição para reivindicar outra vez a valorização que merecemos.
Realizamos dezenas de Plenárias e Assembleias Gerais, consultivas e deliberativas. Chamamos paralisações gerais, e juntos construímos manifestos e protestos que fizeram história na nossa categoria, para mostrar que a nossa vontade de lutar também resistirá.
Realizamos o nosso I Seminário de Mobilização, um momento lindo, potente e transformador, onde promovemos articulações, afetos e propostas que guiarão o nosso trabalho em 2025.
Encerramos 2024 com a certeza de que estamos cumprindo nosso compromisso de ser um sindicato forte, combativo e absolutamente disposto a lutar pela nossa categoria, pelo meio ambiente e pelos direitos socioambientais que o nosso trabalho resguarda ao povo de Minas Gerais.
Juntas e juntos na luta, teremos um FELIZ 2025, ainda mais forte e combativo.
Vem fazer parte dessa construção, vem ser o SINDSEMA!
Deixe um comentário