Reunião discute retomada de mineração na Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH

Uma reunião aberta ao público discute, nesta sexta-feira (22), a retomada da mineração na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O encontro é realizado na rodoviária da capital mineira e é conduzido pela Câmara de Atividades Minerárias do Governo de Minas Gerais.

A mineração na Serra da Piedade foi suspensa em 2005 e autorizada, novamente, em 2011. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a retomada da mineração na área viria junto com a recuperação da serra.

Ainda segundo a Semad, a antiga empresa que explorava minério na região deixou um grande passivo ambiental, que precisa ser corrigido. A Serra da Piedade também é protegida em âmbito estadual e municipal e é onde fica o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.

Ambientalistas questionam o licenciamento. Segundo eles, para voltar a operar na região, seria preciso dividir o processo em três etapas, por causa do alto potencial poluidor, mas essas três etapas viraram uma somente, em um acordo firmado entre governo, Justiça e as mineradora AVG, que ganhou o direito de explorar a região. A AVG disse que está seguindo todos os procedimentos autorizados por esse acordo.

Uma reunião para discutir a retomada já foi realizada no dia 25 de janeiro – mesmo dia em que a barragem da Vale em Brumadinho se rompeu. Nesse dia, o encontro foi suspenso pouco antes da tragédia, porque houve pedido de vista.

FONTE: G1