Durante reunião especial realizada nesta quarta-feira (1º), a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elegeu o deputado Tito Torres (PSD) como novo presidente. A deputada Ione Pinheiro será a vice. Integram a Comissão a deputada Bella Gonçalves e os deputados Gustavo Santana e Noraldino Júnior.
Em seu terceiro mandato, é a primeira vez que Tito Torres assume a presidência de uma comissão. Na legislatura anterior, o parlamentar foi vice-presidente da Comissão de Energias Renováveis e Recursos Hídricos.
Entre as principais atribuições da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia de Minas estão a política e o direito ambientais; a preservação da biodiversidade; a proteção, a recuperação e a conservação dos ecossistemas; o controle da poluição e da degradação ambientais; a proteção da flora, da fauna e da paisagem; a educação ambiental e os aspectos climáticos.
Já o papel do nosso Sindicato é dialogar com o novo presidente da comissão e todos os outros membros efetivos para encontrar soluções para questões que dizem respeito ao meio ambiente em nosso estado. Em breve, vamos marcar uma audiência com o deputado Tito Torres, que assume agora a presidência, para levar as demandas da categoria e também dialogarmos sobre o trabalho dos servidores estaduais do meio ambiente”, explica a presidenta do SINDSEMA MG, Regina Pimenta.
Como funcionam as comissões
A composição das comissões permanentes é resultado de negociações entre os deputados no intuito de garantir a representação equilibrada dos grupos políticos presentes na ALMG. Cada comissão tem cinco membros efetivos e cinco suplentes.
As comissões permanentes são assim chamadas porque sua atuação se mantêm ao longo dos mandatos dos deputados. De uma forma geral, são grupos de deputados que discutem e analisam questões sobre uma determinada área de competência.
A composição, a presidência e a vice-presidência das comissões permanentes podem mudar a cada dois anos, coincidindo com a eleição da Mesa da ALMG.
Com informações de O Tempo e ALMG
Foto: Daniel Protzner/ALMG