O evento ocorreu entre os dias 31 de maio e 1º de junho, em Belo Horizonte (MG).

O Primeiro Seminário de Planejamento Estratégico da Diretoria Executiva do SINDSEMA ocorreu entre os dias 31 de maio e 1º de junho, em Belo Horizonte (MG), e contou com a presença de Wallace Alves, Presidente do SINDSEMA; Cristiano Tanure, Vice-Presidente; e das diretoras e diretores Flávia Campos, Diretora de Secretariado Geral; Sandra Baldez, Diretora Financeira; Lara Fonseca, Diretora de Comunicação; Érika Batista, Diretora de Assuntos do Interior; Guilherme Bueno, Diretor de Articulação Sindical; Wanderson Marques, Diretor de Planos e Projetos e Governança e Rodrigo Mundim, Diretor de Assuntos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

Também estiveram presentes Thais Rodrigues, Chefe de Gabinete; e Jhyenne Gomes, jornalista responsável pela assessoria de comunicação do Sindsema.

O Presidente Wallace Alves, explica o que é um planejamento estratégico. “O Planejamento Estratégico é a base de qualquer projeto político. A execução desse projeto depende do acordo sobre os fluxos internos, sobre os procedimentos e prioridades que teremos, as metas e um plano de ação para alcançar o que precisamos, tanto com as demandas que são de ordem jurídica, administrativa e politicas”. Nessa perspectiva, entre as atividades realizadas no evento estavam a análise de conjuntura internacional, nacional e estadual; a avaliação do primeiro quadrimestre da gestão e seus resultados; e o balanço interno do primeiro quadrimestre de gestão.

O segundo dia de evento foi destinado para a definição de metas para o ano de 2024, e, por fim, a criação do plano de ação para o ano vigente.

Foi um espaço extremamente importante de muita troca de afeto, de muita qualidade política e de definições que vão, com certeza, potencializar o comum da nossa luta. – Wallace Alves, Presidente do SINDSEMA.

Ao considerar uma gestão que tenha o compromisso de resolver, coletivamente, os caminhos da luta da categoria, é necessário avançar ainda mais. “Nós ainda temos que avançar! Promover e qualificar mais ainda, através de formação política, e não deixar de promover esse tipo de espaço anualmente no nosso sindicato”, destaca Wallace.

Uma etapa importante de encontro e de internalizar as experiências aprendidas dos primeiros meses de gestão e de construção conjunta e planejamento para os desafios que se aproximam. – Lara Fonseca, Diretora de Comunicação do SINDSEMA.

Lara Fonseca, Diretora de Comunicação do SINDSEMA, avalia o encontro presencial realizado no último fim de semana como “um momento muito bom e essencial para reflexão sobre os aprendizados, de recolher relatos de experiências e reafirmar acordos e alinhamentos necessários para cumprir o programa pactuado com a categoria”, destaca Lara.

Texto e fotos por Jhyenne Gomes.