Informativo final da gestão Sindsema triênio 2021/2023

A diretoria do Sindicato dos Servidores Estaduais do Meio Ambiente e da Arsae (Sindsema MG), gestão 2021-2023, vem por meio deste informativo deixar registrado dados sobre a sua atuação ao longo dos últimos três anos.

Além de fortalecer as lutas em defesa dos direitos da categoria, por mais estrutura e qualidade no ambiente de trabalho, a diretoria priorizou a comunicação direta com os servidores por meio da organização de 21 lives, 17 assembleias (AGEs) e 19 audiências públicas realizadas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Foram organizadas também diversas reuniões de apoio ao servidor/SGDP, com temas que giraram em torno da mobilização, acolhimento, gestão financeira, articulação sindical, projeção nacional, além da divulgação e valorização do trabalho do servidor do meio ambiente.

Para ampliar ainda mais essa comunicação direta, foram realizados 300 envios de boletins informativos para os e-mails dos filiados e, consequentemente, ocorreram mais de 600 atendimentos e dúvidas dos servidores.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO – Um dos principais serviços prestados durante a última gestão do Sindsema foi o atendimento psicológico gratuito, principalmente após a pandemia da covid-19, quando os servidores precisaram de um apoio maior. Ao todo, foram ofertados 2972 atendimentos de 2021 a 2023.

PLANTÕES JURÍDICOS – Já em abril de 2022, o Sindsema deu início ao serviço de plantões jurídicos, com atendimento direto ao filiado que podia, gratuitamente, tirar todas as suas dúvidas com relação a andamento de processos, por exemplo. Até o final de  2023, ocorreram 20 plantões, sendo 96 filiados atendidos.

CONEXÃO SINDSEMA – Outra importante ação da gestão, foi fortalecer o trabalho da comunicação institucional do Sindicato. Neste sentido, foi lançado o programa Conexão Sindsema, que deu visibilidade ao trabalho dos servidores do meio ambiente. Foram produzidos 12 programas, incluindo campanhas de conscientização, entrevistas com lideranças indígenas, discussões sobre biomas de Minas Gerais, e visitas a parques estaduais, como o Parque Estadual do Rio Preto e o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Há também episódios focados em temas como água e fauna, além de retrospectivas anuais.

CAMPANHAS – Além disso, a comunicação foi responsável por desenvolver campanhas importantes Contra PEC 32 e o  RRF e a campanha sobre Direito Administrativo junto ao departamento jurídico, com 6 programas orientando os servidores.

DIÁLOGO NACIONAL – O Sindsema também se fortaleceu em nível nacional nos últimos três anos. A diretoria participou de reuniões para a criação do estatuto da Associação Nacional do Sistema do Meio Ambiente (Ansema). Representantes da diretoria do Sindicato participaram, ainda, dos Congressos Nacionais da Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate) da Pública – Central do Servidor.

PREMIAÇÃO – Durante esta gestão foi também coordenada pelo Sindsema e presidida pela Conacate, a criação do “Prêmio “Servidor e Servidora de Valor”, com objetivo de valorizar e disseminar práticas inovadoras de servidores púbicos, enfatizando a excelência no serviço público para a população. Esta iniciativa destacou o papel vital dos servidores na criação de soluções eficazes e inovadoras no setor público. Servidores mineiros do Sisema ficaram com o primeiro e terceiro lugar!

SOU SINDEMA – Um dos momentos mais simbólicos para a gestão triênio 2021-2023 foi a realização, no Sesc Venda Nova, do “1º Encontro Sou Sindsema“. Durante dois dias os filiados puderam debater temas importantes para a categoria, vivenciar dinâmicas, compartilhar conhecimento e, claro, celebrar a reunião com uma grande festa e encerramento.

PRESTAÇÃO DE CONTAS – A diretoria se orgulha também da transparência 100% na prestação de contas, sempre aprovadas nas AGEs e registradas em cartório. E, mesmo com tantas ações realizadas, a gestão Sindsema no triênio 2021-2023 triplicou o recurso financeiro do sindicato.

Você pode encontrar todas essas ações no site do Sindsema e nas redes sociais do Sindicato!