Centrais se reúnem em São Paulo e apresentam Pauta da Classe Trabalhadora

As maiores e mais importantes centrais sindicais do Brasil, entre elas a Pública Central do Servidor, da qual o Sindsema MG faz parte, vão consolidar hoje, dia 7 de abril de 2022, uma plataforma política com as pautas mais importantes para os trabalhadores nos próximos anos. O objetivo é conseguir o compromisso de todos os candidatos à presidência do República com o documento.

A Conferência da Classe Trabalhadora – CONCLAT 2022 Emprego, Direitos, Democracia e Vida é organizada forma unitária neste 7 de abril, a partir das 10h, no Espaço Hakka, na Rua São Joaquim, 460, bairro Liberdade, em São Paulo.

No evento, será apresentada a Pauta da Classe Trabalhadora, elaborada a partir dos documentos dos congressos das centrais e que será levada a candidatos(as) às eleições. Participarão, presencialmente, 500 sindicalistas.

A conferência será transmitida, ao vivo, e poderá ser acompanhada pela Rede TVT e pelas redes sociais das centrais sindicais.

Essa é a terceira CONCLAT da história convocada pelas centrais. A primeira edição, realizada em 1981, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, marcou a rearticulação do movimento sindical ainda sob a ditadura. Em 2010, parte das centrais sindicais organizou uma reedição histórica no estádio Pacaembu, na capital paulista.

Pauta da Classe Trabalhadora

Entre os destaques estão a revogação de pontos da reforma trabalhista, do teto de gastos e da autonomia do Banco Central, o reconhecimento de vínculo empregatício de trabalhadores por app, o fortalecimento do Ministério do Trabalho, a reversão do processo de desindustrialização e a retomada da ampla cobertura vacinal dos brasileiros.

Outros pontos que serão levantados serão a priorização da cooperação Sul-Sul, a implementação de políticas de aumento da progressividade dos impostos, o aumento da tributação sobre grandes heranças e riquezas, lucros e dividendos e a revogação do decreto que criou o programa nacional das escolas cívico-militares.