Advogado pró-armas é cotado para o Meio Ambiente

Desde a criação do Movimento Endireita Brasil, Ricardo Salles provocou polêmicas com declarações sobre ditadura, aborto e na defesa da pena de morte

Salles: durante a corrida eleitoral para deputado federal, o candidato e o partido Novo tiveram conflitos de ideologias (Secretaria do Meio Ambiente de SP/Divulgação)

Brasília – O presidente eleito, Jair Bolsonaro, fez nesta terça-feira, 27, uma série de consultas para definir o nome que vai chefiar o Ministério do Meio Ambiente.Em entrevista coletiva, ele disse que pretende anunciar a escolha ainda nesta quarta-feira (28).

Entre os cotados está o advogado Ricardo Salles, de 43 anos. Um dos criadores do Movimento Endireita Brasil (MEB), Salles foi secretário de Meio Ambiente de São Paulo no governo de Geraldo Alckmin (PSDB) e este ano concorreu a deputado federal pelo Novo, mas não se elegeu.

Durante a corrida eleitoral, o candidato e a legenda que o lançou tiveram conflitos de ideologias. Enquanto Salles usou suas redes sociais para difundir mensagens que incitam a violência, o Novo respondeu alertando que “não compactua com qualquer insinuação ou apologia à violência, de qualquer tipo, contra quem quer que seja”.

Em comunicado na época, a sigla divulgou que orientou o candidato e que não aprova a mensagem difundida por ele.

Antes de Salles, a preferência para ocupar a pasta era pelo doutor em ecologia Evaristo de Miranda, diretor da Embrapa, que alegou motivos pessoais para não aceitar o convite.

No início da tarde desta terça, Bolsonaro recebeu Salles no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde trabalha a equipe de transição. “Por enquanto é só conversa. Não tem nada concreto”, disse o advogado à reportagem.

FONTE: Exame