Comunicado da Diretoria - Atraso no pagamento de salários

O Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais – SINDSEMA, no uso de suas atribuições, em conformidade com seu Estatuto e com a legislação vigente, comunica a todos os Servidores do SISEMA que, infelizmente, o Governo de Minas mais uma vez descumpriu o compromisso de pagamento em dia da segunda parcela do salário dos servidores do Estado, incluindo os do Sisema, pagamento este que deveria ter ocorrido no dia 21.

Conforme informamos ao Governo, por meio do Ofício SINDSEMA 24/2017, referente ao atraso no pagamento da segunda parcela do salário do mês de julho, pago em agosto, os servidores entraram em estado de mobilização e, desde então, irão interromper suas atividades nos respectivos locais de trabalho todas as vezes que o pagamento, já atrasado, não for pago na data.

Apelamos aos Dirigentes do Sisema para que intervenham, de forma veemente, no sentido de solucionar o pagamento imediatamente. Não é possível, além de tudo, verificar que outros servidores estão recebendo seus salários em dia. Não há razão que justifique este tratamento desigual. Todos sabemos que os servidores já não têm mais condições de continuar arcando com os custos de seu trabalho: alimentação, deslocamentos para o trabalho e viagens a serviço. Que, há muito estamos custeando, com cartões de crédito, cheques pré-datados e empréstimos familiares e em bancos as obrigações do ESTADO, que é garantir condições mínimas a todos os servidores para que estes cumpram e possam desempenhar as suas funções e atribuições, com dignidade e respeito. Portanto, solicitamos o pagamento imediato da segunda parcela, por tratar-se de VERBA ALIMENTÍCIA, CONDIÇÃO DE SUBSISTÊNCIA. MAS, TAMBÉM, CONDIÇÃO DE TRABALHO.

Considerando ainda que a falta de pagamento pode inviabilizar o próprio deslocamento para o local de trabalho e a necessária alimentação, orientamos aqueles em dificuldade financeira, sem condições de se deslocarem ao local de trabalho, que encaminhem, às suas respectivas chefias imediatas, documento informando da impossibilidade pessoal, por impossibilidade financeira, de manterem o comparecimento ao local de trabalho em função do não cumprimento da obrigação do Estado de garantir o seu devido pagamento e, por não terem mais condição de se alimentarem, pagar transporte para deslocamento e demais obrigações – justificando assim a sua ausência no local de trabalho enquanto perdurar a falta do pagamento.

O devido PAGAMENTO DO SALÁRIO é condição sine qua non para que os servidores possam trabalhar, sem que sejam obrigados a retirarem, de seus próprios recursos pessoais, já exauridos, os recursos para custear atividade de Estado que a este, e somente a este, cabe garantir.

Nestes termos, o SINDSEMA, no uso de suas atribuições e, atendendo à vontade de seus representados, está convocando os seus servidores a se mobilizarem com paralizações nos locais de trabalho até que seja efetuado o pagamento – e realizarem, na data do dia 22, reuniões regionais para debaterem a situação e encaminharem as sugestões ao Sindicato, não sendo descartada a convocação de uma paralização geral. Informamos também que iremos convocar uma AGE em caráter extraordinário, já para a semana próxima, em data e local a serem comunicados.

Manter a todos informados é um dos nossos compromissos!

O envolvimento e a participação de todos são fundamentais!

FILIE-SE E VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UMA REPRESENTAÇÃO SINDICAL FORTE!