Crise hídrica no Brasil será destaque no 2º dia do Fórum Mundial da Água

Crise hídrica no Brasil será destaque no 2º dia do Fórum Mundial da Água

Experiências de DF, CE e SP estarão no centro do debate sobre como lidar com a escassez de água. Veja a programação completa

O modo como os governos do Distrito Federal, de São Paulo e do Ceará enfrentam a crise hídrica será apresentado no segundo dia do Fórum Mundial da Água, em Brasília, nesta terça-feira (20). A programação inclui, ainda, o debate sobre saneamento e conservação de bacias hidrográficas.

Os moradores da capital enfrentam rodízio de água desde janeiro de 2017. Apesar da crise hídrica, o governo decidiu suspender o racionamento na região do Estádio Mané Garrincha e do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde o fórum é organizado. Na última medição, nesta segunda-feira (9), o reservatório do Descoberto atingiu 67,8% da capacidade; o de Santa Maria alcançou 46,5%. No pior momento, eles atingiram volume de 5,3% e 21,8%, respectivamente.

A mesa intitulada “Crise Hídrica no Brasil” terá início às 11h e fará parte do Painel de Alto Nível do fórum, onde se dicute assuntos ligados à governança.

A expectativa da organização é de que o evento reúna 10 mil congressistas e, pelo menos, 35 mil visitantes. Representantes de 172 países já marcaram presença.

Mais cedo, às 9h, o Conselho Mundial da Água – idealizador do evento – vai coordenar dois painéis sobre mecanismos de financiamento de obras de infraestrutura e saneamento.

Paralelamente, ainda às 9h, acontece também a sessão “Água como direito humano”. Na mesa, especialistas vão propor ações necessárias para estabelecer a universalização da água e do saneamento no mundo. O painel será mediado pelo relator especial da Organização das Nações Unidas Leo Heller.

 Sistema Cantareira opera com 53,8% da capacidade de abastecimento de água (Foto: Reprodução / EPTV)

Sistema Cantareira opera com 53,8% da capacidade de abastecimento de água (Foto: Reprodução / EPTV)

A segurança hídrica em favelas e em áreas de conflito, como fronteiras, também será debatida nesta terça. No evento, o Brasil será representado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Discussão mundial

Já à tarde, a partir das 14h30, o presidente do Senegal, país sede do próximo Fórum Mundial da Água em 2021, vai destacar as possibilidades de gerir, de forma integrada, as nascentes de rios e os mares.

Outros “cases”, às 16h30, como da Namíbia, França e Singapura vão mostrar como os países lidaram com a “reciclagem de água”. O Brasil também estará presente para mostrar como se organizou para fornecer água 100% reutilizada.

Espaço vai simular a vista a partir de um submarino (Foto: TV Globo/Reprodução)

Espaço vai simular a vista a partir de um submarino (Foto: TV Globo/Reprodução)

Atrações gratuitas

Além da programação paga, o Fórum Mundial da Água reserva também um espaço para atividades gratuitas. A Vila Cidadã, no estádio Mané Garrincha vai concentrar a maioria das atrações. No início da semana, o G1 listou as 10 principais. Confira abaixo:

  • Submarino
  • Design Thinking para crianças
  • Estação Antártica
  • Mostra de cinema
  • Asa delta
  • Arduino Flamingo da Seca
  • Contação de histórias
  • Cocriando o futuro
  • Mercado de soluções
  • Feira do fórum
Vila Cidadã, ao lado do Estádio Mané Garrincha (Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

Vila Cidadã, ao lado do Estádio Mané Garrincha (Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

Fórum Mundial da Água

Esta é a oitava edição do Fórum Mundial da Água, realizado a cada três anos em um país diferente. A primeira edição ocorreu em 1997, em Marrakesh, no Marrocos, e a última em 2015, em Daegu, na Coreia do Sul.

O encontro deste ano traz o tema “Compartilhando Água”. O objetivo, segundo os organizadores, é estabelecer compromissos políticos e incentivar o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade.

Em Brasília, o 8ª Fórum Mundial da Água reúne representantes de 175 países, entre cientistas, governantes, parlamentares, juízes, pesquisadores e demais cidadãos. A programação segue até sexta-feira (23).

Fonte: G1

Deixe um comentário

Enviar um comentário