Defasagem nos salários dos servidores e pagamento do 13º continuam na pauta

Além do parcelamento dos salários, grande parte dos servidores públicos do Estado de Minas Gerais continua sem receber o 13º salário referente a 2019. Uma situação que vem incomodando a classe, que há anos convive com a defasagem salarial, os atrasos e mesmo com a incerteza quanto ao recebimento de seus salários. Essa situação levou uma grande parte dos servidores a contraírem dívidas que, hoje, neste momento de crise, estão agravando a situação de muitas famílias e trazendo mais insegurança, minando as condições de trabalho de todos os servidores que têm, em seu trabalho, a única fonte de renda.

Apesar disto, os servidores do Sisema, do meio ambiente e da Arsae, continuam trabalhando, a sua maioria em teletrabalho, permitindo assim que Minas Gerais possa se recuperar mais rápido quando esta crise acabar. Mas, isto não poderá ser feito negligenciando a importância de nosso trabalho para a sociedade, o direito dos servidores em receber seus salários.

Mesmo em isolamento social devido à pandemia do Coronavírus, o SINDSEMA, junto a outros sindicatos, segue buscando formas de contribuir para que a sociedade supere este momento difícil, mas também para que os servidores públicos tenham o reconhecimento, o respeito e a tranquilidade necessária para continuarem suas atividades. Para isto, é necessário que o Governo de Minas garanta aos servidores as condições mínimas para que possamos continuar desempenhando nossas atribuições – e isso passa pelo pagamento dos salários e do 13° de 2019.