FEAM e UFMG promovem I Simpósio Internacional sobre a Gestão dos Resíduos Orgânicos Urbanos

Em meio ao cenário mineiro, inserido nos panoramas nacional e internacional da gestão de resíduos orgânicos, a FEAM e a UFMG propõem a realização do I Simpósio Internacional sobre a Gestão dos Resíduos Orgânicos Urbanos, para reunir gestores municipais, servidores estaduais, profissionais e acadêmicos dedicados à temática de resíduos orgânicos e propiciar o compartilhamento de suas experiências. Essa iniciativa, alinhada e convergente às políticas Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos, visa auxiliar na definição da adequada gestão desses resíduos em Minas Gerais.

O Simpósio será realizado ainda este ano, em local a ser definido, em Belo Horizonte/MG – Brasil.

O objetivo principal do Simpósio, em sua primeira edição, é colher elementos que possam aprimorar a elaboração de uma Deliberação Normativa sobre a gestão de resíduos orgânicos para o estado de Minas Gerais. Dessa forma, o Simpósio foi concebido e estruturado para abordar os grandes temas que envolvem a gestão dos resíduos orgânicos e dos subprodutos advindos do seu tratamento, bem como proporcionar o debate e troca de experiências entre os participantes.

O Simpósio também disponibilizará espaço para que entidades públicas ou privadas afins apresentem produtos e técnicas aplicados à coleta, transporte e tratamento dos resíduos orgânicos, em stands da I Feira de Exposição de Tecnologias aplicadas à Resíduos Orgânicos, permitindo o intercâmbio de tecnologias entre os participantes.

Além da troca de experiências entre gestores municipais e exposição de tecnologias aplicadas à resíduos orgânicos, o Simpósio também viabilizará a apresentação de trabalhos de pesquisas científicas e de extensão relacionadas com a gestão dos Resíduos Orgânicos Urbanos. Também para viabilização dessa atividade será elaborado e divulgado Edital descrevendo os critérios para envio e seleção dos trabalhos e divulgação dessas pesquisas realizadas. A exposição desses trabalhos também se dará no CMRR, e a forma de exposição a ser adotada por meio de banners.

Esta proposição, portanto, descreve o Projeto delineado pela GERUB/FEAM, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em especial o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA), referente à atuação dos órgãos ambientais para a definição de diretrizes e metas para a gestão dos resíduos orgânicos urbanos no território mineiro.

O resultado final deste Simpósio será a definição da Política de Gestão dos Resíduos Orgânicos Urbanos em formato de Minuta de Deliberação Normativa do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) cujo objetivo é orientar o tratamento dessa problemática em Minas Gerais.