Feam participa de discussão sobre gestão de riscos e resposta a desastres

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) participou na última terça-feira (27/06) da II Câmara Técnica de proteção e Defesa Civil, realizada na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima. O evento, que debateu o tema “Proteção e Defesa Civil: desafios e experiências na cultura de gestão de prevenção de riscos” teve por objetivo fomentar a discussões com viés técnico relacionadas à gestão de riscos e resposta a desastres, assim como a importância da capacitação dos agentes envolvidos e da participação comunitária.

O encontro reuniu representantes da Feam, da Defesa Civil Estadual, da Vale, coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil das cidades localizadas nas proximidades das barragens da empresa, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, outras empresas do setor e membros da comunidade.

Na oportunidade, o gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Nunes, apresentou o programa de capacitação regionalizada para gestão de risco de desastres em parceria com a Cedec, reconhecido no evento como boa prática governamental. Nunes destacou a importância do estabelecimento de parcerias e da interdisciplinaridade para a execução de capacitações em proteção e defesa civil. “As capacitações precisam se basear no melhor conhecimento técnico-científico disponível juntamente com ferramentas de gestão e mobilização comunitária para que os resultados sejam efetivos em termos de redução local do risco de desastres”, disse.

“Envolvimento é uma palavra chave. Todos devem estar capacitados e estar comprometidos para agir da forma correta, incluindo a comunidade. Precisamos dar protagonismo às pessoas para que o trabalho seja eficaz”, afirmou o superintendente Técnico-Operacional da Cedec, major Evair Oliveira.

Segundo o coordenador de Proteção e Defesa Civil do município de Mariana, Welbert Stopa, a realização da Câmara Técnica foi fundamental para o crescimento e aperfeiçoamento dos gestores de risco, sobretudo por reunir os vários atores para discutir questões relacionadas à Proteção e Defesa Civil.

Também participante da reunião, o diretor de Operações de Ferrosos Sul-Sudeste da Vale, Silmar Silva, que enfatizou a importância da construção conjunta de uma cultura de prevenção e preparação para emergências, com envolvimento de órgãos públicos privados e da comunidade. “Não temos respostas prontas e esse encontro é mais um passo que damos juntos na busca de soluções”, pontuou o diretor.

Preparação para emergência

O encontro também permitiu a apresentação, por parte da mineradora, sobre o andamento das ações de operacionalização de seus Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (Paebm) e o trabalho que vem sendo realizado para garantir a efetividade do documento.

“Todas as nossas estruturas estão seguras e operando em perfeitas condições, mas estamos preparados para qualquer emergência. Esse é um processo que não termina aqui. O trabalho para dar tranquilidade às pessoas que vivem no entorno de nossas estruturas é um compromisso constante e de todos nós”, finalizou o gerente executivo de Riscos Geotécnico da Vale, Alexandre Campanha.

O evento faz parte do Programa Minas Mais Resiliente (MMR), do Governo do Estado de Minas Gerais. A estratégia tem por finalidade preparar os gestores e a sociedade civil em geral para se tornar cada vez mais preparada para lidar com os desastres de qualquer natureza. O programa está alinhado ao contexto das Políticas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e desdobra a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em Minas Gerais.

Fonte: Ascom