Inscrições para o Prêmio Boas Práticas Ambientais se encerram em 13 de maio

Os interessados em inscrever ações e projetos de conservação, preservação e recuperação do meio ambiente e dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais, têm até o dia 13 de maio para fazer o cadastro no 2º Prêmio Boas Práticas Ambientais Águas Gerais. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário e encaminhadas para o e-mail:  premio.boaspraticas@meioambiente.mg.gov.br. A premiação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) foi lançada em 13 de março e será entregue no início de junho.

O concurso tem o objetivo de reconhecer, incentivar e divulgar as boas práticas que prezem pela água, recurso natural indispensável para o equilíbrio ambiental do Estado e do país. Na seleção, os inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por servidores dos quatro órgãos ambientais que integram o Sisema (Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (Feam), além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Vão compor a comissão, ainda, membros convidados, como profissionais e representantes de entidades que atuam na área da temática do Prêmio.  “O principal mérito do prêmio é valorizar as pessoas que trabalham em prol do meio ambiente, além de divulgar boas ideias, para que outras pessoas possam adotá-las como exemplo”, afirma o assessor de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Ruas.

O assessor explica que a ideia da premiação surgiu em 2017 e, devido ao sucesso da primeira edição, a condecoração foi instituída oficialmente neste ano pelo Sisema, por meio da Resolução Conjunta Semad/Feam/IEF/Igam nº 2.608, de 7 de março de 2018. “O Prêmio Boas Práticas Ambientais agora é um programa de governo, que fará parte do calendário anual do Governo de Minas e a cada edição terá um tema diferente”, afirma.

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas que possuam práticas ou projetos de autoria própria, em execução ou executados no Estado de Minas Gerais, e que possuam regularização ambiental, nos casos aplicáveis. As propostas devem também atender aos demais critérios do regulamento. Não há limite de quantidade de práticas ou projetos a serem inscritos por um mesmo participante, desde que estes sejam diferentes.

Quatro categorias serão premiadas: Melhor prática ou projeto de cidadão ou grupo de cidadãos – pessoa física; Melhor prática ou projeto da sociedade civil organizada – pessoa jurídica; Melhor prática ou projeto de órgão público municipal, estadual ou federal – pessoa jurídica; Melhor prática ou projeto de instituições privadas – pessoa jurídica.

Serão premiados, por ordem de classificação, as três melhores práticas ou projetos de cada categoria. Os vencedores de cada categoria serão contemplados com um certificado ou uma placa de reconhecimento. A cerimônia de premiação será realizada em Belo Horizonte, em junho deste ano.

Inscrições
Para se inscrever no 2º Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Águas Gerais”, o participante deverá preencher e encaminhar o formulário de inscrição para o e-mail:  premio.boaspraticas@meioambiente.mg.gov.br.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Clique aqui para acessar o regulamento do Prêmio.

Clique aqui para acessar a Resolução Conjunta Semad/Feam/IEF/Igam nº 2.608, de 7 de março de 2018, que institui o Prêmio de Boas Práticas Ambientais, cria o Comitê Executivo Permanente e a Comissão Julgadora do Prêmio, e dá outras providências.

Ascom/Sisema