Servidores do Ipsemg aceitam proposta do governo e encerram paralisação

Pagamento de uma ajuda de custo foi oferecida aos funcionários. A categoria reclama da estrutura do hospital

Funcionários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) aceitaram acordo proposto pelo governo do estado e voltarão ao trabalho após dois dias de paralisação.

Uma ajuda de custo de R$ 1,1 mil, atrelada ao cumprimento de metas para melhoria no atendimento do hospital, foi oferecida e aceita em assembleia pela categoria. “O governo também terá que finalizar um estudo sobre o plano de carreira até o dia 30 de março), disse a presidente do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (Sisipsemg), Maria Abadia de Souza.

Segundo o governo, a “ajuda de custo é a única alternativa existente para atender os trabalhadores do Ipsemg sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”. Como o estado extrapolou os limites quanto às despesas com pessoal, não pode conceder aumentos até que as contas sejam regularizadas.

Os servidores reclamam da estrutura do hospital. Entre os problemas enfrentados pelos usuários da unidade de saúde, está a superlotação, que faz com que as macas fiquem espalhadas pelos corredores do serviço de urgência. Além dos quase 7 mil pacientes que estão na fila de espera para cirurgias.

O Ipsemg presta assistência médica, farmacêutica, odontológica e hospitalar. Os servidores contribuem com 3,2% dos salários e o estado com 1,6%. Além disso, parte dos serviços é paga pelos servidores.