Assembleia Geral Extraordinária do Sindsema debate retorno ao trabalho presencial entre outras pautas importantes para os servidores do meio ambiente de Minas Gerais

Retorno ao trabalho presencial, deliberação de ações coletivas e atualizações de processos jurídicos foram temas debatidos na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Sindsema nessa quarta-feira (18). Os filiados, reunidos de forma virtual, engrossaram o coro da Greve Geral dos Servidores Públicos contra a PEC 32, também realizado no dia 18 de agosto.

Na primeira chamada da AGE, às 16h, a presidente Regina Pimenta fez uma defesa do serviço público e repudiou a tentativa de retirada de direitos da categoria. “A PEC 32 tem impactos irreversíveis na carreira do funcionalismo público. O Sindsema está firme contra a reforma administrativa e temos participado de campanhas neste sentido. Estamos alinhados e atuantes com Centrais e Federações sindicais do Brasil a fora, pois sabemos que se a PEC for aprovada, vai trazer consequências para todo o serviço público e para a sociedade”, afirma.

Retorno ao trabalho presencial

A AGE seguiu com a segunda chamada às 16h30 para deliberar sobre a ordem do dia. O primeiro item debatido foi o retorno presencial ao trabalho, o que causou uma onda de preocupação quanto as medidas sanitárias dos ambientes de trabalho, com destaque para Cidade Administrativa. O superintende da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SGDP), Renato Alves Pereira, foi convidado para participar do encontro e relembrou que o regime especial de teletrabalho vale até o dia 31 de dezembro de 2021 e pode ser prorrogado de houver necessidade.

Segundo Renato, um eventual retorno ao trabalho presencial não será feito sem a devida segurança, além disso, é estipulado um percentual de servidores que voltam as atividades no local de trabalho. “Será definido o percentual mínimo de 15% de agentes públicos que exercerão o trabalho presencial no âmbito de cada instituição. Este percentual é válido tanto para sede como para regionais”, afirma o superintendente.

Preocupado com as condições sanitárias nos locais de trabalho e também com o percurso dos servidores, o Sindsema enviou um ofício para a Semad e Arsae solicitando avaliação nas condições sanitárias da Cidade Administrativa.

Na sequência foram aprovadas, através de votação entre os filiados presentes, duas ações coletivas relacionadas a carreira dos servidores, sendo a primeira a “deliberação sobre autorização para ajuizamento de ação coletiva tendo por objeto pagamento de valores retroativos (quinquênios, promoções, progressões, ADE, GEDAMA, férias-prêmio, dentre outros.)”.

A segunda ação coletiva diz respeito a “deliberação sobre autorização para o ajuizamento de ação coletiva tendo por objeto o correto posicionamento dos servidores na carreira, desde o ingresso, conforme art. 10-A da Lei Estadual n° 15.461/2005, para aqueles empossados a partir de 2016”. O resultado da votação foi favorável às ações coletivas.

Os filiados também foram atualizados sobre questões jurídicas, como a negociação e cumprimento de sentença do acordo de greve (autos do processo nº 0501441-63.2016.8.13.0000). A equipe jurídica ressaltou que o Sindsema entrega a atualização dos cálculos de impacto financeiro com a implementação do plano de carreira já julgado e que seguirá tratativas para o “cumpra-se” com o Desembargador Gambogi.

Foi relatado também que estão sendo realizadas reuniões com a Subsecretaria de Regularização em um debate técnico sobre possíveis cortes na ajuda de custo por não cumprimento das metas do Plano de Metas e Indicadores.

Ações recentes do sindicato foram apresentadas aos filiados, como a parceria com a Design Brasil para a produção do novo canal de comunicação com o servidor, o Conexão Sindsema. O programa será veiculado sempre na segunda sexta-feira de cada mês com quadros informativos, entrevistas e de entretenimento.

Também foi apresentado aos filiados a parceria do Sindsema com o Clube Certo, que vai centralizar os convênios do sindicato em um só local, com exceção do plano de saúde Unimed que já contempla os convênios. Conforme contrato assinado, a partir do mês de setembro, todos os filiados começam a receber a carteira personalizada do Clube Certo/Sindsema. As entregas serão por regionais diretamente com os Diretores Regionais Sindsema, que farão a distribuição.