Reajuste Já! Sindsema divulga Calendário de Lutas para os próximos meses

Organizada de forma virtual no último dia 27 de janeiro pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), a Plenária Nacional de Servidores de Servidoras Federais aprovou um calendário de lutas para os próximos meses.

O  com o objetivo é ampliar e intensificar a luta pela recomposição salarial, já que os servidores públicos estão há mais de cinco anos com seus salários congelados.

Com indicativo de greve para o início de março, as servidoras e os servidores públicos buscam reajuste de 19,99%. O índice é referente às perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro, correspondente ao período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021.

Mas é importante reforçar aqui que, desde a entrada de Michel Temer no governo em 2016, quando foram encerradas as negociações, as categorias convivem com uma perda salarial de quase 30%.

As ações realizadas hoje, dia 2 de fevereiro, em Brasília, fazem parte da primeira etapa de mobilização. Depois, a jornada de luta em estado de greve, que vai do dia 14 a 25 de fevereiro, fará parte da segunda etapa. Se ainda assim, o governo não ceder para negociação, a greve nacional dos servidores e servidoras será realizada no dia 9 de março.

“O Sindsema, que compõe o Fonasefe, e acabou de ser obrigado a encerrar uma greve de mais de 50 dias por causa de uma decisão judicial, orienta a categoria a se organizar para as datas aprovadas e manter uma mobilização permanente”, declara a presidenta do Sindicato, Regina Pimenta.

Assista à coletiva concedia nessa quarta-feira (2/2):

Confira abaixo o calendário de lutas aprovado:

• 02/02/22 – Atividade simbólica, como parte do processo de mobilização pela recomposição emergencial, em Brasília/DF, com faixaço por todo o País nos órgãos e prédios públicos.
  • 07 a 11/02/22 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!”.
  • 14 a 25/02/22 – Jornada de Luta em estado de greve.
  • 09/03/22 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais. (se aprovada nas assembleias).

→ Assista aqui a Plenária na íntegra (manhã)

→ Assista aqui a Plenária na íntegra (tarde)