Sindsema acompanha votação no Senado do PLC 4/2022

A presidenta do SINDSEMA MG, Regina Pimenta, acompanhou nesta terça-feira (20/9) as informações da Pública – Central do Servidor a respeito de reunião em Brasília com o presidente da República em exercício, o senador Rodrigo Pacheco, para tratar da solicitação de alteração da Lei Complementar 173/2020 por meio do PLC 4/2022, de autoria do Senador Alexandre Silveira (PSD-MG).

Segundo Pacheco, nos próximos dias será designado o relator do PLC 4/2022 para que ele possa ser analisado e votado pelo Senado Federal. A expectativa é que nas próximas 48 horas sejam divulgadas mais informações sobre a tramitação do projeto, que poderá restabelecer a incorporação de quinquênios, contagem para progressão e outros direitos que foram retirados dos servidores pelo período de 18 meses.

Entenda o PL4/2002

O PLP 4/2022 muda a Lei Complementar 173/20, que direcionou recursos federais a Estados e Municípios para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Em troca, no entanto, o Ministério da Economia exigiu restrições no crescimento de despesas com pessoal nesse período.

Com isso, não somente os aumentos de salários foram proibidos até o fim de 2021, mas também a contagem do tempo para pagamentos futuros.  Entre esses benefícios ligados ao tempo de serviço estão anuênios, triênios, quinquênios e licenças-prêmio.

A proposta de Silveira modifica esse dispositivo, permitindo que, neste período, o tempo de serviço seja contado normalmente por todos os servidores públicos.

O senador foi o relator do PLP 150/2020, que já restabeleceu os mesmos direitos aos servidores da saúde e da segurança. Após reunião com representantes das demais categorias, Silveira apresentou o PLP 4/2022. Segundo ele, esta é uma questão de “justiça”.

Acompanhe as novidades

O SINDSEMA, junto a outros sindicatos e entidades representantes dos servidores públicos de Minas Gerais, vai acompanhar toda a tramitação do Projeto no Congresso e informará à categoria todos os desdobramentos. Acompanhe pelas redes sociais e pelo site www.sindsemamg.com.br.