PF cumpre 12 mandados para combater comércio ilegal de pássaros silvestres em MG

Operação UIRAPURU
Foto: PF/divulgação

Alvos capturavam aves da fauna nativa e falsificavam anilhas e documentação para o crime; punição pode chegar a 10 anos de prisão

Por DA REDAÇÃO
26/01/21 – 09h34

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (26) a operação Uirapuru para combater o comércio ilegal de pássaros silvestres no interior de Minas Gerais. Conforme as investigações, os suspeitos capturavam as aves da fauna nativa em Campo Belo, na região Centro-Oeste do Estado, e, posteriormente, falsificavam anilhas para comercialização dos pássaros no Sul de Minas.

No total, a corporação, juntamente com a Polícia Militar e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), cumprem 12 mandados de busca e apreensão. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de Lavras e pela Justiça Estadual de Campo Belo.

“Alguns dos investigados possuem registro no Ibama como Criador Amador de Espécimes Passeriformes da Fauna Silvestre (CAP)”, informou a PF. Contudo, as anilhas eram falsificadas para a comercialização ilegal das aves.

Além de uso de selo ou sinal público falsificado, os suspeitos podem responder por associação criminosa e crimes ambientais, como manter em cativeiro e comercializar animais silvestres. Se condenados à pena máxima, a prisão pode chegar a 10 anos.

O nome da operação, na linguagem tupi-guarani, significa “ave da floresta”.

Operação UIRAPURU – Foto: PF/divulgação