Codema lança edital para seleção de projetos ambientais em Montes Claros

Conselho do Meio Ambiente vai selecionar ações que atuem na preservação do meio ambiente, educação ambiental e de promoção do desenvolvimento sustentável; R$ 500 mil serão divididos entre os escolhidos.

Projetos precisam trabalhar com ações de preservação ambiental — Foto: Fábio Marçal/Prefeitura de Montes Claros/Divulgação

O Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Montes Claros (Codema) lançou nesta quinta-feira (10) edital para financiamento de projetos que contemplem eixos temáticos ligados à preservação e conservação do meio ambiente, educação ambiental e de promoção do desenvolvimento sustentável. Podem participar do chamamento entidades privadas sem fins lucrativos, associações ou fundações, sociedades cooperativas e organizações religiosas.

Segundo o Codema, no total, R$ 500 mil serão divididos entre os projetos escolhidos e o prazo para execução das ações é de um ano. Os projetos poderão concorrer para categorias de financiamento de até R$ 10 mil, R$ 25 mil ou até R$ 200 mil. Não existe um limite de quantos projetos serão contemplados pelo edital.

Serão seis eixos temáticos disponíveis para escolha (veja a lista abaixo), sendo que as ações devem ser executadas em Montes Claros, na área urbana ou rural; não serão aceitos projetos de cunho político-partidário e que façam propaganda de produtos, marcas, instituições, empresas ou governos. Cada proponente poderá inscrever somente um projeto para a seleção.

Eixos temáticos

Educação ambiental e agricultura urbana
Gestão de resíduos sólidos
Revitalização de microbacias hidrográficas, preservação e revitalização de recursos hídricos
Pesquisa e desenvolvimento ambiental
Fortalecimento e estímulo à produção e ao consumo de produtos locais, orgânicos, sobretudo, da agricultura familiar
Preservação, recuperação, implantação e ampliação de arborização urbana e de áreas verdes
Mobilidade urbana
Patrimônio histórico, cultural, turístico, artístico e paisagístico

O objetivo do edital, de acordo com o Codema, é fomentar projetos com práticas de conservação e preservação ambiental, ajudando na melhoria da qualidade de vida da população em harmonia com a preservação da natureza.

As inscrições dos projetos são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 11 de fevereiro, pessoalmente, na sede do Codema, que fica na Avenida José Corrêa Machado, nº 900, Bairro Ibituruna. O local funciona entre 8h e 12h e das 14h às 17h.

O resultado definitivo do processo será divulgado no dia quatro de abril. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 2211-3321. O edital completo pode ser conferido através da publicação oficial no site da Prefeitura de Montes Claros.

FONTE: G1