NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente no Estado de Minas Gerais – SINDSEMA, diante das matérias veiculadas na imprensa acerca da realização da “Operação Nematoide” – que visa apurar fatos ocorridos no âmbito da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), Zona da Mata – vem a público esclarecer o que se segue:

1 – Referente aos fatos narrados, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentavel, Semad, já havia aberto procedimento de Sindicância Administrativa por meio do Ato SEMAD nº 22/2016, publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, em 02/11/2016. Esta sindicância objetivou apurar possível conduta funcional irregular no exercício de atividades de regularização ambiental, no âmbito da referida Supram, sendo certo que colaborou de forma intensa com o MPMG para a apuração dos referidos fatos.

2 – Sendo assim, o SINDSEMA esclarece que, como entidade de classe, zela pela honra de seus servidores, assim como pela reputação de todo SISEMA, e, assim, vem externar seu compromisso com a verdade, na certeza de que a Justiça saberá conduzir com isenção esse processo, realizando as devidas apurações com adequação, assegurada a ampla defesa dos envolvidos.

3 – Enfim, reafirmamos que trata-se de fato isolado, que encontra-se em fase de investigação, sendo que tal acontecimento não representa a realidade vivenciada no SISEMA, onde os servidores exercem suas atividades com correção e lisura.

Manter a todos informados é um dos nossos compromissos!
O envolvimento e a participação de todos são fundamentais!

Belo Horizonte, 31/10/2018
Atenciosamente,