Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara coleta mais de 300kg de resíduos eletroeletrônicos

Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara coleta mais de 300kg de resíduos eletroeletrônicos

Equipamentos e componentes eletrônicos inutilizados serão transformados em computadores e destinados a instituições carentes

O Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) entregou à Estação de Metarreciclagem 356,8kg de resíduos eletroeletrônicos arrecadados na Casa. O material será destinado à descaracterização e reciclagem dos componentes. Os computadores recondicionados serão encaminhados a escolas e instituições carentes, além de servirem para a formação de jovens e adultos como técnicos de informática. A ação também representa a destinação ambientalmente correta dos resíduos eletrônicos irrecuperáveis e inservíveis.

A Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos continua. O coletor de metarreciclagem se encontra localizado no anexo IV, em frente à sala 87 do EcoCâmara. Podem ser descartados monitores, impressoras, placas-mãe, teclados, mouses, estabilizadores, computadores em qualquer estado de uso, notebooks, tablets, celulares, aparelhos de fax e telefones, rádios, microsystem, gravadores, leitores e gravadores de CD’S e DVD’S, videocassetes, disquetes, scanners, discos rígidos (HD), memórias, pen drives, CD’s e DVD’s, fitas VHS, fontes; no-breaks, processadores, controles remotos, cabos e fios em geral.

A ação não inclui recolhimento de pilhas, baterias, lâmpadas, pneus, plásticos e geladeiras.

Não é permitida a retirada de equipamentos do coletor para uso pessoal.

Sustentabilidade na Câmara dos Deputados

O Comitê de Gestão Socioambiental (EcoCâmara) foi criado em 2003, com a missão de promover a gestão sustentável da Câmara dos Deputados, planejando, articulando e monitorando ações ambientalmente adequadas, socialmente justas e economicamente viáveis.

O EcoCâmara conduz projetos segmentados por áreas temáticas, que incluem áreas verdes e proteção à fauna, coleta seletiva, educação ambiental, novas tecnologias hídricas e energéticas, entre outras.

Nos últimos 15 anos, a Câmara dos Deputados reduziu o consumo de água em mais de 40%, desenvolveu vários projetos que resultaram em diminuição do consumo de energia elétrica e do consumo de papel, adotou práticas de contratações sustentáveis, terceirizou a frota de veículos, entre outras ações voltadas à preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário

Enviar um comentário