Funcionários da Anglo American entram de férias coletivas na próxima terça-feira

Funcionários da mineradora Anglo American entrarão de férias coletivas na próxima terça-feira (17). A medida foi tomada no mês passado, após vazamentos em um mineroduto em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata, e reafirmada na tarde deste sábado (14) pela assessoria de comunicação da empresa. O número de colaboradores afetados pela decisão não foi informado.

Os acidentes ocorreram em 12 e 29 de março. Ao todo, foram lançadas 947 toneladas de minério de ferro na região de Santo Antônio do Grama. Após os acidentes, a diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinou a imediata interrupção da operação do mineroduto.

Por causa dos acidentes, a empresa foi multada em R$ 145,2 milhões pelo Ibama e R$ 125 milhões pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Conforme a Anglo American, as férias coletivas afetarão parte do pessoal que atua na mina, na usina e na planta de filtragem. Após os 30 dias decorridos da paralisação das atividades, a empresa estudará junto com sindicato e autoridades as medidas mais adequadas para os funcionários.