Veja como foram os grupos de trabalho e atividades do 1º Encontro Sou Sindsema

Em uma iniciativa inédita, o Sindicato organizou no último dia 26 de agosto de 2023, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, o 1º ENCONTRO SOU SINDSEMA. O evento reuniu filiadas e filiados de todas as regiões do Estado para pensar o futuro da entidade, discutir melhorias para o Sisema e também promover um momento de confraternização.

Logo pela manhã, um café da manhã recebeu os servidores e as servidoras. Na sequência, a presidenta do SINDSEMA, Regina Pimenta, rememorou as últimas lutas do Sindicato, a greve e os enfrentamentos para garantir os direitos. Ela agradeceu a toda a diretoria presente, a quem não pode estar presencialmente e também aos funcionários que tem feito hoje do Sindsema uma das entidades mais atuantes na defesa do serviço público em Minas Gerais.

A diretora financeira do SINDSEMA, Tatiana Pires, destacou a importância da união de todas e todos na construção de um Sindicato forte, combativo e com capacidade de mobilização. Já o diretor de convênios, Fábio Fonseca agradeceu a presença de todas as pessoas que se esforçaram para participar deste primeiro encontro, “fruto de muitos outros que virão pela frente“.

Deputados apoiam Sindsema

O assessor parlamentar Estevão Cruz representou a deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) no encontro. Ele levou a mensagem de apoio para os servidores e servidoras do meio ambiente, principalmente, no que diz respeito à luta pelo Plano de Carreira.

O deputado Dr. Jean Freire não pôde comparecer, mas fez questão de enviar um vídeo em que destaca o grave erro do governo do estado ao não criar o grupo de trabalho sobre o Plano de Carreira dos servidores do Meio Ambiente. Jean explicou também que junto a deputada Ana Pimentel ele apresentou um projeto de lei autorizativo para que o governador conceda reajuste salarial aos servidores do meio ambiente.

Dinâmica e grupo de trabalho

Os participantes do 1º Encontro Sou Sindsema realizaram um dinâmica com uso de metodologias participativas para apontar todos os problemas relacionados ao universo do trabalho desenvolvido por eles. Depois, organizaram estes problemas em categorias e, posteriormente, montaram grupos de trabalho para debater cada tema.

Ao final desta atividade, uma grande roda foi formada e cada grupo escolheu um representante para ler o resultado final do trabalho com objetivo de entender o papel do servidor dentro da sociedade e como o estado pode e deve melhorar as condições de trabalho.

Para encerrar os trabalhos, os artistas Munish e Iolene De Stéfano realizaram uma intervenção artística no meio da roda. Com bolas azuis, eles criaram uma atmosfera de empatia e solidariedade entre os e as participantes do 1º Encontro Sindsema, emocionando a todas e todos.

A presidenta Regina Pimenta e a diretora Tatiana Pires foram homenageadas com uma placa. Durante o encontro ainda foram passadas informações sobre os convênios do Sindicato, o atendimento com a psicóloga Gabriela de Souza e, também, informes jurídicos com os representantes do escritório Sarah Campos Advocacia.

Samba e rock animaram a festa

Para encerrar as atividades, um jantar com comidas e bebidas foi servido a todas e todos os participantes.

A  festa começou animada com o grupo Nossa Raiz, do servidor do Igan Bruno Soares. A banda tocou sucessos de todos os tempos do samba e do pagode.

Na sequência, a banda Ponto 80 reviveu clássicos do rock brasileiro e aí não teve quem ficasse parado. De Legião Urbana a Cazuza, todas e todos cantaram e celebraram o sucesso do 1º Encontro Sou Sindsema.