Polícia Federal faz buscas em empresas contratadas pela Vale para auditoria em barragens

A Polícia Federal foi às ruas nesta quinta-feira (21) para cumprir mandados de busca e apreensão em empresas de auditoria contratadas pela mineradora Vale para auditorias em barragens. As companhias analisavam tecnicamente a estabilidade e segurança das estruturas.

As buscas da PF têm alvos em duas cidades: Belo Horizonte (dois mandados) e São Paulo (dois mandados).

Segundo investigadores, todas as empresas que são alvo da operação já fizeram auditoria em Brumadinho (MG). A barragem localizada na cidade rompeu no fim de janeiro e deixou centenas de mortos e feridos.

As buscas foram autorizadas pela Justiça Federal em Minas Gerais no âmbito do inquérito da PF sobre o desastre em Brumadinho.

Investigações

A PF abriu inquérito um dia após a tragédia para investigar o rompimento da barragem.

A Polícia Civil de Minas também investiga o caso. Oito funcionários da Vale foram presos na semana passada. Segundo o Ministério Público, eles tinham pleno conhecimento da situação de instabilidade da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão e tinham o dever de fazer a evacuação de risco para que vidas fossem poupadas.

Em 29 de janeiro, cinco pessoas foram presas. Dois engenheiros da empresa TÜV SÜD, que prestavam serviço para a Vale, e três funcionário da empresa. Os cinco já foram liberados, mas continuam investigados.

FONTE: G1