Nota de repúdio do Sindsema MG sobre o assassinato de Dom e Bruno

É com profundo pesar que o Sindicato dos Servidores Estaduais do Meio Ambiente e da Arsae – Sindsema MG manifesta a sua solidariedade aos familiares do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Ambos desapareceram no dia 5 de junho na região amazônica do Vale do Javari e os desdobramentos das investigações das Polícias Civil e Federal indicam que foram brutalmente assassinados por dois irmãos que atuam como pescadores ilegais na região.

É urgente a mobilização de todos os órgãos competentes para que mais esse triste caso de violência contra a vida humana não fique impune. A justiça tem que agir de forma rápida e eficiente.

Bruno era um servidor que atuou junto à FUNAI e, por isso, a sua morte nos toca ainda mais porque cada um de nós, servidores públicos do meio ambiente, sabemos da nossa difícil missão diante de situações como as encontradas nas regiões da Amazônia brasileira.

O momento é de luto em todo o país e no mundo. A dor e o sofrimento das famílias é enorme e só a justiça é o que importa nessa hora.

O Sindsema ressalta aqui o seu apoio a todos aqueles que lutam em favor do meio ambiente e das causas indígenas, das populações ribeirinha e de todos os povos originários.

O que mais preocupa é que tenhamos de chegar à violência extrema com a perda de vidas para que comecemos a desmascarar a apatia criminosa do governo federal diante das importantes questões ambientais brasileiras.

Esperança e paz. É disso que precisamos.

Belo Horizonte, 17 de junho de 2022
Sindsema MG