VOTO CONSCIENTE! Campanha do Sindsema pela participação política está no ar!

O SINDSEMA MG lança hoje, sexta-feira (17/6), a sua campanha batizada de VOTO CONSCIENTE! O objetivo do Sindicato é incentivar a participação política não só dos servidores e servidoras do meio ambiente, mas também de toda a população mineira e brasileira. (Leia aqui a documento com a pauta ambiental elaborado pela direção)

A campanha buscará por meio de debates com pré-candidatos(as) um voto objetivo e fundamentado, visando garantir a representação de forma legítima e qualificada. Por isto, será essencial também considerar, na escolha dos apoios, toda a estrutura e ideais que o partido do candidato defende, fez, ou pretende fazer.

O primeiro debate da campanha VOTO CONSCIENTE! será realizado na segunda-feira (20/6), com as presenças da pré-candidata a deputada estadual pelo PCdoB, Valéria Morato, e do pré-candidato a deputado federal pelo PT, Nilmário Miranda.

É importante frisar que o SINDSEMA MG não tem partido, mas em 2022 pretende olhar com atenção para os pré-candidatos(as) que representam a defesa do serviço público, a importância dos servidores para o conjunto da sociedade e, principalmente, a importância das carreiras típicas de Estado, que também exercem papel crucial na gestão, no controle e na execução das políticas ambientais.

A campanha vai se dividir em duas ações principais:

1) Lançamento do “Documento com a pauta ambiental dos Sindsema MG aos pré-candidatos – Eleições 2022”
O SINDSEMA irá divulgar entre os seus filiados e filiados um documento elaborado pela direção da entidade no qual a defesa do serviço público e a garantia dos direitos dos servidores são colocados como prioridade.

→ Baixe aqui o documento

2) Divulgação da “Carta compromisso dos pré-candidatos com a pauta ambiental do Sindsema MG – Eleições 2022”
A partir da realização de lives e encontros presenciais com diversos pré-candidatos, o SINDSEMA entregará esta carta e cobrará do postulante ao cargo legislativo ou executivo o compromisso de defender a pauta de reivindicações, como o novo Plano de Carreira do Sisema, a criação do Fundo Estadual do Meio Ambiente, realização de concursos públicos e outros importantes pontos elaborados pela categoria.

→ Baixe aqui a carta

Em uma democracia, são os cidadãos, de forma livre, que elegem os seus governantes. Esse é um dos princípios básicos do regime de governo cuja origem do poder vem do povo. Depois, cabe à população, por meio de instrumentos democráticos, como a organização Sindical, por exemplo, pressionar e cobrar daqueles que foram escolhidos para os cargos de governança. Assim se constrói uma sociedade participativa e dessa forma se fortalece a democracia.

“Com a campanha VOTO CONSCIENTE, o Sindsema se coloca como agente indutor da participação política dos seus filiados e filiadas e também de toda a sociedade diante de um cenário que afeta diretamente o futuro do serviço público e da vida de milhões de servidores públicos, ativos e aposentados”, explica a presidente do SINDSEMA Regina Pimenta. “As eleições deste ano serão cruciais para definirmos o BRASIL e a Minas Gerais que queremos e qual futuro teremos, a partir de nossas escolhas”, conclui