Pública Central participa de debate sobre custeio e a organização das entidades sindicais

Pública Central participa de debate sobre custeio  e a organização das entidades sindicais

O presidente da Pública Central do Servidor, José Gozze, representou a entidade nesta segunda-feira (6/11) na Audiência Pública Extraordinária da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. O tema foi “O Custeio e a Organização das Entidades Sindicais”, como parte do ciclo de debates sobre a “SUG 12, de 2018, que Institui o Estatuto do Trabalho e regulamenta os Arts. 7º a 11 da Constituição Federal”.

O Senador Paulo Paim (PT-RS), na abertura dos trabalhos, citou o papel fundamental que os sindicatos de trabalhadores desempenham para a sociedade, pois representam os interesse dos mesmos em relação aos empregadores, governo e nas questões trabalhistas em geral.

Segundo Paim, a importância dos sindicatos pode ser resumida da seguinte forma:

• Negociação de condições de trabalho

Os sindicatos ajudam os trabalhadores a negociarem melhores condições de trabalho, como salários, benefícios, horas de trabalho, segurança, políticas de contratação e demissão, contribuindo para um ambiente de trabalho mais equitativo.

• Proteção dos direitos dos trabalhadores

Os sindicatos desempenham um papel fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores, garantindo que sejam tratados com justiça, incluindo sua representação em disputas com os empregadores e a busca de soluções para conflitos.

O senador lembra que os sindicatos frequentemente se envolvem em atividades políticas, promovendo leis e regulamentações que beneficiam os trabalhadores, como leis trabalhistas mais favoráveis, padrões de segurança no trabalho e aponta que um bom exemplo “está nesta audiência, com os sindicatos participando da construção do Estatuto do Trabalho.”

“Quanto ao custeio das entidades, os sindicatos precisam de recursos financeiros para cumprirem suas funções de representantes dos interesses dos trabalhadores e a principal fonte de financiamento dos sindicatos é a contribuição dos seus membros”, complementa Paim.

“A Pública começou quando não havia mais imposto sindical e quando as Centrais Sindicais começaram a fazer um grande trabalho em conjunto. Ou trabalhamos em conjunto ou teremos sérios problemas”, destacou Gozze.

Assista à íntegra da fala do presidente da Pública:

Fonte: Comunicação Pública Central do Servidor