Uso racional da água será tema de reunião na quarta (14)

Uso racional da água será tema de reunião na quarta (14)

Audiência também vai destacar importância de MG para Fórum Mundial da Água, que pela primeira vez é realizado no Brasil

uso sustentável e racional da água será debatido nesta quarta-feira (14/3/18), às 10 horas, em audiência pública conjunta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será no Plenarinho I e foi solicitada em virtude da realização, no Brasil, do 8º Fórum Mundial da Água.

O debate atende a requerimento dos presidentes das Comissões de Agropecuária e Agroindústria e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputados Antonio Carlos Arantes (PSDB) e Glaycon Franco (PV), respectivamente.

“Minas é um Estado plenamente representativo para o Brasil em matéria de recursos hídricos e é nossa responsabilidade cuidar deles para que possamos garantir a qualidade da água para as gerações futuras“, justifica Glaycon Franco.

Segundo o parlamentar, espera-se que a audiência contribua com informações que permitam a Minas ter uma participação efetiva nas discussões do fórum, que acontecerá em Brasília, de 18 a 23 de março, por ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Entre os convidados para a reunião da comissão estão representantes do Ministério e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Agência Nacional de Águas, da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco em Minas e de cooperativas do Estado.

O evento – A temática da água tem sido destaque na agenda da ALMG, com a realização de três edições do Seminário Legislativo Águas de Minas – os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade, o último deles em 2015; além do Debate Público Águas de Minas: Revitalização e Gestão dos Rios de Minas, em 2016, entre outros.

Já o Fórum Mundial da Água que pauta a audiência desta quarta foi criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, para estabelecer compromissos políticos relacionados aos recursos hídricos. O evento ocorre a cada três anos e o último deles foi realizado na Coreia do Sul, em 2015. França, Turquia, México, Japão, Holanda e Marrocos foram as sedes anteriores.

Em Brasília, o fórum deverá reunir cerca de 45 mil pessoas e contar com a participação de mais de dez chefes de Estado. Serão mais de 300 sessões temáticas, com debates relativos a mulheres, indígenas, rios urbanos, agricultura familiar, saneamento, mudanças climáticas e energia, entre outros.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.

Deixe um comentário

Enviar um comentário