Secretário de Fazenda descumpre ordem do Governador

Visando acabar com o desgaste criado pela Secretaria de Fazenda, com sua política nefasta de pagar uns servidores em detrimento de outros sem nenhum critério lógico ou coerente, mormente a preterir aposentados em relação a servidores da ativa, o próprio Governador do Estado chamou os Sindicatos e determinou ao Secretário José Afonso Bicalho que não mais pagasse separadamente os servidores da ativa e aposentados.

Nesta reunião, o Secretário Bicalho garantiu, perante todos os presentes, que não mais ocorreria a situação de aposentados não receberem no mesmo dia dos servidores da ativa (reveja aqui).

Posteriormente, o próprio Governador confirmou a medida durante uma entrevista (veja aqui).

Em reunião com os servidores, no dia 23 de agosto de 2018, o Senhor Governador assinou os Decretos criando os Comitês de Acompanhamento da Folha e da Previdência (veja aqui).

No entanto, já no primeiro pagamento, realizado após a referida reunião, os aposentados CONTINUARAM RECEBENDO DEPOIS DE TODOS. E agora, novamente, no pagamento da segunda parcela, ALGUMAS CATEGORIAS de servidores da ativa receberam no dia 27 à tarde, enquanto OUTRAS CATEGORIAS E OS SERVIDORES APOSENTADOS, até o presente momento, nada receberam.

Isto somente mostra a falta de compromisso do Secretário Bicalho para com os servidores públicos, bem como sua propensão em descumprir ordens do governo, notadamente aquelas que por algum motivo são de interesse dos servidores públicos. Esta é uma atitude no mínimo irresponsável, porque ele, um Secretário de Estado, com seus atos, diuturnamente descumpre compromissos do próprio Governador para com os servidores públicos.

São atitudes como essas que, durante toda a atual gestão, desgastaram as relações dos servidores com o Governo, principalmente depois que, lamentavelmente, a elaboração da Folha de Pessoal passou da SEPLAG para a SEF, onde seu titular é insensível com as causas dos servidores e não se importa com os problemas ocasionados em suas vidas.

Qual o motivo do Secretário da Fazenda centralizar tudo e não divulgar a verdade? Seria receio de externar a incompetência em gerir a pasta, sua equipe e seus subordinados?

É preciso que o senhor Governador faça valer sua autoridade e adote medidas urgentes para efetivar os Comitês Gestores criados, para que os servidores possam ter acesso às contas do governo e possam discutir as prioridades adotadas. É preciso garantir aos servidores condições mínimas de exercer dignamente suas funções, conforme acertado com o próprio Governador do Estado.

FONTE: SINFFAZFISCO