Ailton Krenak participa do primeiro "Conexão ao vivo", dia 17 de fevereiro

O Sindsema lança no próximo dia 17 de fevereiro (quinta-feira), às 19h, o seu mais novo programa, o “Conexão ao vivo”. Para a estreia da live, o convidado é uma das principais lideranças do movimento indígena brasileiro: Ailton Krenak.

O “Conexão ao vivo” é um desdobramento do “Conexão Sindsema”  e será um bate papo com personalidades transmitido pelas redes sociais. Ele não substituirá o programa, que a partir de agora passa a se alternar mensalmente com as lives.

“Nosso objetivo é que sempre contar com um(a) convidado(a) especial para poder compartilhar a sua experiência sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, aos serviço público, à política e à cultura”, explica a presidente do Sindsema, Regina Pimenta, que irá dividir a condução da live desta quinta-feira junto do diretor do Sindicato, Adriano Tostes.

Na live de estreia, os assuntos abordado com Ailton Krenak vão passar pela situação dos povos originários em tempos de pandemia, a questão da demarcação de terras e problemas com a exploração de garimpos e madeireiras ilegais, além dos impactos causados pela tragédia da Vale na região do Rio Doce. Krenak vai trazer também a sua visão sobre a projeção e reconhecimento da arte e da cultura indígena no Brasil de hoje.

Quem é Ailton Krenak

São muitas as credenciais de Ailton Krenak, líder da etnia indígena crenaque. Ele participou da Assembleia Nacional Constituinte para elaborar a Constituição Brasileira de 1988 e protagonizou uma cena marcante: em discurso na tribuna, pintou o rosto com a tinta preta do jenipapo, segundo o tradicional costume indígena brasileiro, para protestar contra o que considerava um retrocesso na luta pelos direitos dos índios brasileiros. O ato foi decisivo para a aprovação dos artigos 231 e 232 da Constituição.

A partir dali, por meio do seu gesto, a luta indígena brasileira ganhou projeção internacional. Hoje, Krenak é ambientalista, filósofo, poeta e escritor reconhecido por livros importantes como “A Vida Não é Útil” (2020) e “O Amanhã não está à venda” (2020), ambos lançados pela Companhia das Letras . É também professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Krenak nasceu em 1953 no município de Itabirinha (MG), na região do Médio Rio Doce. Aos dezessete, mudou-se com sua família para o Paraná, onde se alfabetizou e se tornou produtor gráfico e jornalista. Na década de 1980, dedicou-se exclusivamente ao movimento indígena. Em 1985, fundou a organização não governamental Núcleo de Cultura Indígena.

Recentemente (2018), participou da série na Netflix “Guerras do Brasil” e protagonizou em 2008 o documentário “Índios no Brasil”, produzido pela TV Escola.

Serviço

O “Conexão ao vivo” terá início às 19h, com aproximadamente 1h de duração. A transmissão será pelo facebook e Youtube do Sindsema. Qualquer pessoa poderá participar e interagir enviando perguntas. A mediação será da presidente e do diretor do Sindicato, Regina Pimenta e Adriano Tostes.

Assista e participe pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=3TNV2AYTdnA
(Clique no 🔔 para definir lembrete)

Ou pelo Facebook: https://www.facebook.com/sindsemamg/live_videos/
(clique na ⭐ para receber lembrete)