Contra o RRF de Zema, Sindsema se reúne com deputado Cristiano Silveira

A presidente do Sindsema MG, Regina Pimenta e a diretora fiscal, Tatiana Botelho, reuniram-se na quarta-feira (16/2) com o deputado estadual Cristiano Silveira (PT-MG). O encontro faz parte de uma intensa agenda da direção do Sindicato com parlamentares e lideranças políticas para discutir o plano de carreira dos servidores e servidoras do Meio Ambiente de Minas Gerais, colher apoio contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e em defesa da realização de concurso público para a categoria.

Cristiano, também presidente do PT de Minas, deixou clara a sua opinião contrária à adesão ao RRF. “Defendemos outras alternativas para a renegociação da dívida pública do estado, este regime só agride os servidores e precariza o serviço público”.

O projeto do governo Bolsonaro é uma tremenda arapuca. Para adiar o pagamento da sua dívida em quase dez anos, Minas Gerais terá que aceitar imposições com maior impacto na renda dos trabalhadores, na qualidade dos serviços e atendimento à população e também uma ameaça ao patrimônio do estado com mais privatizações à vista.

A pegadinha é que Zema opta por aderir ao Regime de Recuperação Fiscal já com a mira no serviço público. Ao longo dos quase dez anos de vigência do RRF, as categorias terão congelados os salários, os auxílios e as carreiras; serão extintos direitos como férias-prêmio, quinquênios e adicional por desempenho. Haverá, ainda, aumento da contribuição para a Previdência, além do impedimento de novas nomeações e de realização de concurso público, o que aumenta a sobrecarga de trabalho em órgãos que já sofrem com a defasagem nos quadros de pessoal.

Plano de carreira

Os servidores e as servidoras do Meio Ambiente se encontram em um momento decisivo para a implementação do Plano de Carreira para a categoria. Após anos de tratativas sem sucesso com o Governo do Estado, foi deflagrada um movimento grevista em novembro do ano passado, interrompido no dia 28 de janeiro de 2022 em razão de uma medida judicial.

“Foram mais de 50 dias de greve. Quase dois meses de paralisação com objetivo de pressionar o estado pelo cumprimento do acordo firmado e homologado em 20016 sobre o encaminhamento, em regime de urgência, do nosso plano de carreira”, esclare a presidente do Sindsema Regina Pimenta .

Na reunião, o deputado Cristiano Silveira se comprometeu com essa importante reivindicação dos servidores do meio ambiente e deu o seu apoio à luta do Sindsema.

→ Assista abaixo live realizada pelo Sindicato com o tema “Desafios para implementação de um plano de carreira:

(Com informações do Brasil de Fato)