Perguntas sobre o meio ambiente, respostas para salvar o Planeta

Paisagem
Créditos: Conscious Design / Unsplash

Livro traz respostas a mais de 200 perguntas sobre o meio ambiente e pode auxiliar professores e professoras na Educação Ambiental

Publicado por Verônica Soares Em 18/02/2021

O que é um ecossistema? A água do Planeta vai acabar? Por que é importante preservar os animais? Por que ocorrem queimadas na Amazônia? Você já se pegou fazendo essas e outras perguntas sobre o meio ambiente? Sentiu frustração quando ninguém sabia responder?

Essas dúvidas não são exclusivas das crianças. Muitos de nós, adultos, pesquisadores e cientistas, fazemos perguntas como essas.

Pensando nisso, o servidor técnico Administrativo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Duílio Júlio Santos, compilou em um livro perguntas e respostas para quem quer entender melhor o meio ambiente.

No livro, as perguntas sobre o meio ambiente são respondidas de forma objetiva, para facilitar a compreensão de cada assunto.

Pesquisa de doutorado
A publicação nasceu a partir de pesquisas realizadas pelo servidor sobre Tecnologia Ambiental, durante o doutorado, finalizado em 2018. A obra foi baseada em questionamentos que ele viu em sites ou que recebeu em palestras.

São 284 questões respondidas, que incluem leis e acordos ambientais. Mas o livro também traz indicação de sites, filmes e documentários, textos reflexivos e estudo de caso.

Às vezes, quando encerramos uma pesquisa, publicamos um artigo em uma revista científica, mas não compartilhamos com a sociedade nossos resultados. O livro foi a minha forma de contribuir com o público” – Duílio Júlio Santos

Educação ambiental
Por muito tempo, os efeitos da degradação ambiental foram (e continuam sendo) negados.

“Mas existe uma pequena parte da população, pesquisadores, ONGs e empresas que motivam a população a se interessar pelo meio ambiente. Isso é necessário porque os efeitos negativos são transfronteiriços: se não preservar a Amazônia, vai reduzir as chuvas no centro-oeste. Nosso ambiente é todo interligado”, afirma o autor.

O livro é uma ótima ferramenta para professoras e professores que querem trabalhar o tema da Educação Ambiental de forma transversal na escola. Para o autor, o debate é urgente porque os efeitos colaterais que atingem o meio ambiente são lentos e as pessoas não se comovem para preservá-lo porque acham que não vão sofrer as consequências.

Quanto mais você se informar sobre o meio ambiente, maiores as chances de contribuirmos para impedir a degradação ambiental!

Créditos: Marco Cavalcanti / Reprodução UFU