Após críticas, ministro do Meio Ambiente visita Amazônia

Dias depois de ter sido criticado nas redes sociais por afirmar que nunca foi na Amazônia, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicou, no Twitter, uma foto sua com a tribo de índios Parecis. As aldeias ficam no município de Campo Novo dos Parecis, em Mato Grosso, que faz parte, segundo o IBGE, da Amazônia Legal e, de acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da denominada Amazônia Oriental. O ministro, portanto, foi à Amazônia.

Em uma de suas redes sociais, Ricardo Salles postou uma foto usando um cocar e fazendo um registro da visita ao lado de índigenas.

Gabeira e Marina Silva criticaram ministro

Ao blog “Politicando”, do GLOBO , o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira afirmou que Salles foi “arrogante” quando disse que não sabia quem era Chico Mendes.

“Não creio que ele ignore a passagem de Chico Mendes por Xapuri. Salles dirige, entre outros, o ICMBio, que se chama Instituto Chico Mendes, e é responsável pelos parques nacionais”, destacou Gabeira. “Muito possivelmente, o ministro tenha uma intepretacão própria da história moderna do Acre. Mas ele não a revelou. A história oficial continua considerando Chico Mendes um mártir na defesa da Amazônia”.

No Twitter, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e companheira de Chico Mendes no movimento sindical nos anos 1980, também criticou Salles. O ICMBio foi criado em 2007, quando Marina comandava a pasta de Meio Ambiente no governo Lula.