Em reunião com Sindsema, ministra Marina Silva se compromete a apoiar PL198/2023, que coloca Meio Ambiente dentro da LRF

Na última terça-feira (17/10), a presidenta do Sindicato dos Servidores e Servidoras Estaduais do Meio Ambiente de Minas Gerais (Sindsema MG), Regina Pimenta, foi recebida em Brasília (DF) pela ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva

A deputada federal Ana Pimentel também participou do encontro. Ela é autora do Projeto de Lei Complementar (PLP) 198/2023, que tem como proposta o reconhecimento do Meio Ambiente como essencial dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, a LRF, assim como a Educação, Saúde e Segurança.

O PLP, criado a partir do diálogo da parlamentar com o Sindsema-MG e o mandato do deputado estadual Dr. Jean Freire (PT-MG), já foi protocolado na Câmara Federal e vai ao encontro da importância do meio ambiente no contexto socioeconômico atual e reforça o compromisso de sustentabilidade e enfrentamento às questões climáticas.

Segundo Regina, o foco da reunião com a ministra Marina Silva foi este: a necessidade do Meio Ambiente ser inserido na LRF como essencial. “E um destaque colocado pela Ministra e reforçado por nós do Sindsema foi a urgência do fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente, o Sisnama.”

Regina relatou ainda que a conversa girou em torno de outras questões ambientais em Minas Gerais, como as concessões dos parques estaduais, o Plano de Carreira da categoria, salários sem recomposição das perdas inflacionárias desde 2012 e falta de concurso público desde 2014.

“Apresentamos pautas ambientais importantes para Minas Gerais, como a questão do Parque Nacional da Serra do Curral e outros desafios ambientais de nosso estado”, destacou a deputada Ana Pimentel.

A deputada Ana Pimentel também destacou a receptividade da ministra sobre o PLP. “Vamos juntas na reconstrução do Brasil! Buscando soluções sustentáveis, urgentes e eficazes em prol do planeta, que enfrenta uma severa crise climática, e do povo brasileiro”, publicou a parlamentar em sua rede social.

Regina frisou que o encontro terminou de forma muito produtiva. “A ministra Marina se mostrou totalmente solicita às nossas pautas e principalmente, comprometeu-se a apoiar o PL198/2023 sobre a inserção do meio ambiente na LRF”, disse.