Em solenidade realizada na Praça da Estação, órgão anunciou deslocamento de pessoal para agir contra crimes ambientais e preservação da fauna e flora de BH
A Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) terá um nova atribuição a partir desta quarta-feira (10): o patrulhamento ambiental. Os trabalhos serão executados por guardas preparados especialmente para a preservação das áreas verdes e para conter crimes contra a fauna e a flora da cidade, como os incêndios.
A novidade foi anunciada durante a cerimônia que comemora os 15 anos do órgão público, criado em 2003. Desde então, a entidade se fortaleceu em prol do policiamento comunitário preventivo, principalmente a partir da lei federal 13.022. “A Guarda Municipal tem vinculação direta com a política municipal de segurança. Essa lei é conhecida como ‘Estatuto Federal das Guardas Municipais’ e faz com que o órgão tenha uma participação mais efetiva na segurança pública”, explica o comandante da GMBH, Rodrigo Sérgio Prates.
Como resultado, a Guarda Municipal de BH, desde a sanção da lei, passou a operar no mais diversos locais públicos. Exemplo são as operações Viagem Segura, no transporte público, e Sentinela, nas praças e pontos turísticos. Ambas tem como objetivo aumentar a sensação de segurança do cidadão e diminuir as ocorrências de furtos e roubos, por meio de parcerias com outros órgãos de segurança, como a Polícia Militar.
A organização é vinculada a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) e hoje conta com 2.057 agentes. Atualmente, 88% deles já passaram pelo treinamento para portar armas de fogo. A previsão é que todos os guardas passem pelo teste até o primeiro semestre de 2019.
FONTE: Estado de Minas
Deixe um comentário