Operação 'Mineração' detecta irregularidades em 46% das fábricas de tijolos e ardósia fiscalizadas no Centro-Oeste de MG

Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, falta de licença ambiental foi o tipo de situação mais encontrada.

Fábricas de tijolos e ardósia foram alvo de fiscalização no Centro-Oeste mineiro — Foto: Assessoria/Sejudh-MT

O balanço final da Operação “Mineração”, iniciada na terça-feira (23), aponta que 46% das fábricas de tijolos e ardósia que atuam com algum tipo de irregularidade em seis municípios do Centro-Oeste de Minas.

O resultado da fiscalização conduzida pela Polícia Militar de Meio Ambiente foi divulgado no início da noite desta quinta-feira (25), quando os trabalhos foram encerrados.

De acordo a polícia, ao todo, foram fiscalizados 64 empreendimentos nas cidades de Papagaios, Maravilhas, Pequi, Igaratinga, Pitangui e Itaúna.

O objetivo da fiscalização foi apurar possíveis crimes ambientais cometidos por esses empreendimentos, além de levantar um diagnóstico da quantidade de empresas e a situação do setor de extração mineral na região.

Irregularidades

Em nota, a polícia informou que a maioria das irregularidades encontradas se relaciona à falta de licença ambiental. O número de empresas nessa situação não foi informado.

O órgão declarou também que 14 empresas receberam notificações para regularização ambiental. e outras sete foram autuadas por causarem degradação ambiental.

Três empreendimentos de britagem de rochas também foram autuados. Segundo a Polícia Ambiental, atualmente, existem aproximadamente 90 empresas de beneficiamento de rochas não metálicas em operação na região.

Em dois dias de operação, foram aplicados R$ 365.750,25 em multas, conforme a polícia, que também não informou as cidades onde estão instaladas as fábricas autuadas. Durante os três dias de trabalho, foram empenhados 65 militares.

FONTE: G1