O prêmio será uma viagem para Genebra, na Suíça, onde o vencedor da competição falará sobre o seu país para oficiais da ONU.
O mineiro Léo Heller, relator especial da ONU, convoca jovens para participar de um desafio virtual sobre direitos humanos e acesso a água e saneamento. O participante deve ter entre 15 e 24 anos e produzir conteúdo sobre o tema e postar nas redes sociais.
Neste ano, o concurso destaca como o direito a água e saneamento devem ser garantidos não só nas casas das pessoas, mas também em locais públicos e de trabalho, como escolas, unidades de saúde e prisões.
A chamada do relator especial lembra que a população passa grande parte do dia fora de casa. Segundo a ONU, embora tenha havido avanços no acesso a serviços de esgoto e água em escolas, hospitais e domicílios, a garantia desses direitos em outros contextos e locais continua ficando para trás.
O participante deve postar, até o próximo dia 28, fotos, áudios, vídeos e textos. É necessário utilizar a hashtag #Youth4watsan e marcar a conta do relator especial – @UNSRwatsan no Instagram e @SRwatsan no Facebook e Twitter.
O prêmio será uma viagem para Genebra, na Suíça, onde o vencedor da competição falará sobre o seu país para oficiais da ONU.
A viagem para Genebra deve ocorrer em setembro deste ano.
O desafio é organizado pela equipe do relator em conjunto com as Missões Permanentes da Espanha e da Alemanha da ONU, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnudh), o Programa Hidrológico Internacional da Unesco (IHP) e a ONU Água.