Governo de Minas discute política de gestão das águas da Bacia do Rio Grande

Governo de Minas discute política de gestão das águas da Bacia do Rio Grande
Mata ciliar, pecuária, plantações, curvas de nível e mata nativa às margens do rio Grande na divisa entre Rifaina (SP) e Conquista (MG)

A política de gestão das águas nas Bacias Afluentes do Rio Grande será tema de oficina realizada pelo Governo de Minas na próxima segunda-feira, 25 de junho, em Lavras, no Sul do Estado. O encontro vai reunir membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas deste importante curso d’água que corta o território mineiro para tratar de questões relevantes como, diagnóstico da situação das bacias, disponibilidade hídrica de águas subterrâneas e superficiais, dados de vazão, restrição de usos e períodos críticos, entre outros.

A oficina será realizada no Anfiteatro do Núcleo Didático Científico de Engenharia de Água e Solo da Universidade Federal de Lavras e é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A agenda começa às 9h, com abertura feita pelo secretário Germano Vieira, pela diretora-geral do Igam, Marília Melo, por um representante da Agência Nacional de Águas (ANA) e por membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) das Bacias Afluentes do Rio Grande.

A programação inclui ainda uma apresentação do panorama da gestão de recursos hídricos nas Bacias Afluentes do Rio Grande; discussões sobre planos diretores, outorgas, monitoramento e qualidade das águas; e a cobrança pelo uso de recursos hídricos, levando em conta o potencial de arrecadação por bacia afluente e os passos para implementação dessa cobrança. O funcionamento dos Comitês, por meio de uma gestão participativa também será debatido ao longo do encontro, com medidas para apoio e estruturação.

À noite, o secretário Germano Vieira também irá palestrar na Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), em Três Corações. A palestrar tratará do tema “Municipalização do Licenciamento Ambiental no Estado de Minas Gerais”.

 

BACIA DO RIO GRANDE

A Bacia Hidrográfica do Rio Grande (BHRG) está situada na Região Sudeste do Brasil, na Região Hidrográfica Paraná que, em conjunto com as Regiões Hidrográficas Paraguai e Uruguai, compõe a Bacia do Prata. É uma bacia hidrográfica de expressiva área territorial, com mais de 143 mil km2 de área de drenagem.

Com população de 9 milhões de habitantes, a Bacia Hidrográfica do Rio Grande é formada por 393 municípios, dos quais 325 têm área totalmente incluída na BHRG, o que comprova sua grandeza como bacia hidrográfica que inclui dois importantes estados brasileiros: Minas Gerais, a norte da bacia, com 60,2% da área de drenagem, e São Paulo, ao sul da bacia, com 39,8% da área.

A abrangência da bacia hidrográfica garante a ela uma diversidade de ambientes, desde os típicos da Região Centro-Oeste, como os cobertos por vegetação de cerrado, até áreas montanhosas e típicas da costa Sudeste do Brasil, com perímetros de Mata Atlântica.

No tocante à gestão dos recursos hídricos já foram instalados Comitês de Bacias Hidrográficas em todas as bacias afluentes. São oito comitês na porção mineira e seis comitês na vertente paulista da bacia.

 

programação final

 

Valquiria Lopes
Ascom/Sisema

Deixe um comentário

Enviar um comentário