Esperando R$ 5 bi, governo quer liquidar atrasos em maio

Receita da capitalização da dívida seria utilizada para colocar o salário dos servidores em dia

Um recurso extra da ordem de R$ 5 bilhões é a carta na manga com a qual o governador Fernando Pimentel (PT) conta para pôr fim ao parcelamento de salários, quitar as dívidas com as prefeituras e reduzir o desgaste junto à opinião pública antes das eleições de outubro. A verba viria da capitalização da dívida ativa do Estado, e a expectativa é que ele entre no caixa do governo em maio. A aposta é que essa medida dê uma oxigenada na campanha de reeleição do petista.

No encontro estadual do Podemos, na segunda-feira (19), Pimentel disse que conta com essa verba não só para regularizar a situação atual, mas viabilizar novos investimentos em Minas. “O Estado fez um programa de regularização de débitos tributários, só que a dívida é parcelada, em dez anos. Nós queremos trazer isso em valores presentes com emissão de títulos e colocar em marcha com mais efetividade, por exemplo, programas como o Mais Asfalto”, afirmou Pimentel.

O governador refutou que essa ação tenha alguma relação com o ano eleitoral. “A imprensa destaca essas coisas e diz ‘é porque é ano eleitoral’. Não é por isso. Aliás, pelo contrário, em ano eleitoral a gente é vedado de fazer várias coisas, o que dificulta as ações do governo. Não é porque é ano eleitoral, é porque é de fato necessário”, disse.

O líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Durval Ângelo (PT), afirma que tudo será regularizado até maio. “A expectativa do governo de Minas é regularizar o pagamento dos servidores e pagar os débitos com as prefeituras até maio. Ainda vai sobrar verba para que seja possível fazer alguns investimentos que Minas precisa”, salientou.

O governo não confirma oficialmente qual será o montante levantado com essa operação, mas, segundo interlocutores, seria cerca de R$ 5 bilhões. Esse dinheiro seria levantado com o Fundo Especial de Crédito Inadimplidos e Dívida Ativa (Fecidat). Na prática, o governo consegue antecipar os valores que tem a receber vendendo títulos da dívida no mercado imobiliário. Para que esses ativos sejam atrativos, oferece um desconto do valor total do créditos a ser entregue ao investidor.

Esse é um dos seis fundos que a ALMG aprovou no ano passado para permitir elevar a arrecadação estadual. Porém, apesar de a Assembleia já ter aprovado a lei que autoriza a securitização da dívida, o Estado espera a aprovação de um projeto de lei federal que dará segurança jurídica a operações desse tipo. O texto já foi aprovado no Senado, mas ainda precisa passar pela votação em segundo turno na Câmara dos Deputados, para então seguir para a sanção do presidente Michel Temer. Além disso, a proposta de emissão de títulos da dívida precisa ser aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os salários dos servidores estaduais estão sendo parcelados desde fevereiro de 2016, o que provocou uma série de protestos de várias categorias contra o governador. Além disso, o Estado chegou a atrasar recursos de repasses de ICMS e IPVA às prefeituras, além de outros débitos de repasses da saúde e da educação.

Entenda

Dívida. O governo do Estado fez um programa de renegociação da dívida de quem tinha débitos tributários a acertar com o Estado. Essa dívida foi parcelada em alguns casos em até dez anos.

Capitalização. Em vez de esperar o pagamento das parcelas, o governo quer antecipar essas receitas com o lançamento de títulos da dívida a serem vendidos a investidores mediante desconto do valor que vão receber no futuro.

Ao ataque

“Minas foi abandonada nos últimos anos pelos governos anteriores. A Cidade Administrativa é um exemplo dessa falta de sintonia entre o governo e os prefeitos. Aqueles prédios custaram R$ 2 bilhões sem nenhuma necessidade. Eu uso é o Palácio da Liberdade. Seria possível usar os demais serviços públicos em outros prédios que são do Estado e estão ociosos. É um recurso que poderia ter sido utilizado na saúde e na educação dos municípios.”

“A gente resolve os problemas não é com choradeira, é com trabalho. E estamos fazendo isso.”

Fernando Pimentel – Governador de Minas

Pimentel sugere alternativa à reforma

O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), sugeriu que o governo federal reavalie a proposta da reforma da Previdência. Ele defende a ideia da criação de fundos previdenciárias públicos, um para cada Estado, com o objetivo de criar uma capitalização de recursos para cobrir o déficit da Previdência.

Em Minas, a ideia do governador é usar os imóveis do Estado, ações de empresas públicas e demais ativos que hoje não geram rendimentos para criar fundos de investimentos negociados no mercado financeiro, que poderão gerar recursos para cobrir o rombo da previdência.

“A ideia é criar esse mecanismo ao mesmo tempo em que faça uma mudança nas regras previdenciárias somente para os novos servidores que ainda ingressarão na carreira. Assim, a gente faz a mudança sem prejudicar os direitos dos servidores atuais”, afirmou o governador na segunda-feira.

Pimentel explicou que atualmente o déficit do governo do Estado só existe em função da previdência dos servidores. “Hoje, nós arrecadamos R$ 4 bilhões com as contribuições previdenciárias dos trabalhadores e patronal. Nós temos que tirar outros R$ 8 bilhões do tesouro do Estado para pagar os aposentados. Ou seja, é o dinheiro do imposto que o cidadão paga”, disse.

Fonte: O Tempo