Governo vai pagar 13º de servidor que ganha entre R$ 2.500 e R$ 3.000 no dia 16

Nesta quinta, o governador Romeu Zema (Novo) publicou um vídeo em que confirma a informação

Por LUCAS HENRIQUE GOMES ( Jornal OTEMPO) – 12/03/20

Romeu Zema
Romeu Zema, governador de Minas Gerais

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou nesta quinta-feira (12) a data de pagamento do 13º salário de 2019 para os servidores que recebem até R$ 3.000. O pagamento será realizado na próxima segunda-feira (16).

A data seria uma consequência da reunião entre representantes sindicais e o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, em janeiro deste ano. O anúncio acontece em meio a uma crise interna no governo depois da saída do então secretário de Governo, Bilac Pinto (DEM), causada pelo projeto que trata sobre o reajuste dos servidores da segurança pública.

No vídeo publicado nas redes sociais, Zema diz que 17% do funcionalismo ainda não recebeu o salário, mas que estão “todos no mesmo barco”, referindo-se à atual situação econômica do Estado.

No início deste mês, após anunciar a escala de pagamento de março, o governo de Minas Gerais informou, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que o 13º salário dos servidores continuava atrelado à operação de recebíveis do nióbio.

Em nota enviada à reportagem, a Seplag informou que a modelagem da operação na Bolsa de Valores já foi definida e que “trabalha para realizá-la no 1º trimestre de 2020”.

Reunião

No dia 24 de janeiro representantes dos setores administrativos da educação, saúde, meio ambiente e do Ipsemg se encontraram com Levy na Cidade Administrativa. Na ocasião, o encontro terminou sem resultado, mas o secretário declarou ter “ouvido as demandas levantadas e que continuaria trabalhando para regularizar a situação”.

Quitados

Até o momento, os servidores estaduais que ganham entre R$ 2.000 e R$ 2.500 líquidos de 13° salário receberam o valor integralmente em janeiro. Na data, também foi depositado o recurso referente à primeira parcela dos servidores da Secretaria de Fazenda e à segunda parcela da área de segurança, conforme acordos firmados com as categorias.

Com a medida, segundo o Estado, 75% dos servidores já foram contemplados com o pagamento do 13° salário de forma integral ou parcial.

Com o anúncio desta quinta-feira, que contempla a faixa salarial de até R$ 3.000, 83% do funcionalismo passará a ter a bonificação quitada já na próxima semana.