Sindsema convoca para o #8M, Dia da Mulher, na Praça da Liberdade

O calendário de construção da greve unificada das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público incorporou as mobilizações do 8M.

No dia 8 de março de 2022, a Frente Mineira de Defesa do Serviço Público, da qual o SINDSEMA MG faz parte, reforça o chamado para todas e todos ocupar as ruas contra Bolsonaro, Zema e pela vida das mulheres!

Os atos denunciam ainda a fome que assola o país e pedem um Brasil sem racismo e machismo!

O ponto de encontro na capital Belo Horizonte será na Praça da Liberdade, às 16h30. Atos vão ocorrer também em diversas outras cidades mineiras.

“É importante que nós mulheres juntemos força nesse momento tão delicado para as trabalhadores do serviço público, com ameaças aos nossos direitos. Junte-se a nós nesse grito pela vida das mulheres e por ‘Bolsonaro e Zema nunca mais’. Vamos ocupar as ruas!”, convoca a presidente do Sindsema, Regina Pimenta.

Sobre o Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2022. Um longo caminho de lutas e conquistas das mulheres foi percorrido para chegarmos até esse dia. Mobilizações de mulheres operárias no início dos anos 1900 em busca de melhores condições de trabalho e de subsistência básica deram início aos movimentos de reconhecimento das lutas das mulheres que tiverem, somente em 1975, um dia estabelecido pela ONU para como Dia Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas e é celebrado em mais de 100 países.

Do começo de nossa luta até o dia de hoje, conquistamos direitos importantes que valem ser comemorados: o direito ao voto a partir de 1932, poder jogar futebol ou trabalhar, sem precisar de autorização do marido ou até mesmo de poder se divorciar, nas décadas de 1960 e 70. Com a Constituição de 1988 pudemos ser reconhecidas como cidadãs com direitos iguais aos dos homens.

A partir dos anos 1990, ocupamos a política, mas só tivemos uma mulher no cargo de presidência em toda nossa história política, Dilma Roussef.

Toda mobilização no campo do debate público e nas ruas nos últimos 20 anos, culminaram em algumas leis importantes para a sobrevivência e qualidade de vida digna das mulheres, como a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio, a lei que torna crime a importunação sexual crime e em 2021 foi criada lei para combater e prevenir a violência política contra as mulheres.

O caminho de luta das mulheres ainda tem muito para ser trilhado. Que neste 8 de março de 2022, sigamos juntas e de mãos dadas, na construção de um país mais justo para todas.