Presidente do Sindsema analisa conjuntura pós-eleição e as lutas que serão travadas no próximo período

Com a confirmação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e demais órgãos responsáveis pelo processo eleitoral no Brasil da vitória de Luís Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições 2022, a presidente do SINDSEMA MG, Regina Pimenta, pensa agora no futuro do país a partir de uma “retomada dos valores ambientais nos Estados e respeito às legislações ambientais”.

“Nos próximos anos vamos ’colocando o Brasil nos trilhos’, trazendo o desenvolvimento que foi interrompido por posturas que pregavam rupturas, retiradas dos direitos sociais e perdas econômicas. O resgate do respeito internacional de outras nações abrirá novamente portas para o nosso crescimento em vários níveis”, destaca Regina nesta entrevista exclusiva para o site do SINDSEMA.

Regina ainda destacou o papel que o Sindicato realizou durante o processo eleitoral com a campanha “VOTO CONSCIENTE”, quando foram realizadas diversas lives com candidatos e candidatas que se comprometeram com a pauta do meio ambiente e do serviço público.

Leia abaixo a íntegra da entrevista e assista ao vídeo gravado pela presidente do Sindsema:

Como o Sindsema avalia os resultados das eleições de 2022 num contexto geral, olhando tanto para Minas Gerais como para o Brasil?

A proteção ambiental é influenciada por três fatores interligados: legislação ambiental, ética e educação. Cada um desses fatores desempenha o seu papel em influenciar decisões ambientais em um país.

O discurso do presidente Lula após os resultados da eleição já nos traz o contexto da retomada dos valores ambientais nos Estados e direciona para o respeito às legislações ambientais no Brasil.

Proteção, respeito e preservação ambientais foram destaque na fala do presidente Lula e isto faz renascer nossa confiança e esperança na conservação e equilíbrio ambiental não apenas em Minas Gerais, mas em todo Brasil.

Durante o processo eleitoral, o Sindsema elaborou um documento com pautas e reivindicações da categoria e também realizou debates com candidatos e candidatas. Como o Sindicato vai agir para cobrar o compromisso feito por aqueles que foram eleitos?

O SINDSEMA estabeleceu diálogos com a grande maioria dos candidatos para a eleição de 2022 por meio da campanha VOTO CONSCIENTE e obteve CARTAS COMPROMISSO com a nossa pauta ambiental assinadas e debatidas ao longo do período eleitoral. Esta tratativa nos abriu as portas com os parlamentares eleitos que já tem em suas mãos os princípios e as necessidades ambientais que vamos retomar em audiências públicas na ALMG. Essas audiências públicas vão tratar também sobre a conquista e reconhecimento dos direitos dos servidores públicos do meio ambiente, como implementação de seu Plano de Carreira.

As eleições 2022 mostraram também uma escala da violência política. Você acredita que o próximo período será de conciliação? De que forma isso deve acontecer?

Como bem falou o presidente Lula em seu discurso pós eleição, somos um “único povo” e temos um “único país”. Divisões e disputas atrasam nosso desenvolvimento e melhorias sociais.

Com a nova postura no governo federal pregando união, respeito e solidariedade vamos ter um Brasil com segurança social, educação, saúde, economia com crescimento. Nos próximos anos vamos ‘’colocando o Brasil nos trilhos’’ trazendo o desenvolvimento que foi interrompido por posturas que pregavam rupturas, retiradas dos direitos sociais e perdas econômicas. O resgate do respeito internacional de outras nações abrirá novamente portas para o nosso crescimento em vários níveis.

Você acredita que a pauta do meio ambiente tem ganhado cada vez mais força e importância nas eleições, até mesmo como definidora de voto dos indecisos? Ou seja, os cidadãos estão escolhendo mais candidatos comprometidos com a causa ambiental?

É muita clara a visão social sobre a importância da preservação e defesa do meio ambiente no planeta. Com tantas alterações climáticas, efeitos dos desmatamentos, extinção de espécies ao longo dos últimos anos, tudo isto trouxe para a população um aprendizado e reafirmou a necessidade de grandes mudanças comportamentais em relação ao meio ambiente.

Tivemos ao longo do período eleitoral debates com diversos parlamentares que se colocaram sensibilizados e preocupados com a preservação e o estabelecimento do equilíbrio ambiental em Minas Gerais. Muito será debatido, defendido e deliberado nas audiências públicas na ALMG. O SINDSEMA está atento e participante junto a estes parlamentares para estabelecer a proteção ambiental em Minas Gerais.

O serviço público foi muito atacado durante os últimos anos. O momento é de fortalecimento e união entre as várias categorias? Como você enxerga o próximo governo estadual e o executivo nacional com relação ao serviço público?

O SINDSEMA está na gestão da Coordenadoria da Central do Servidor PÚBLICA, onde teremos voz nacional com debates entre a sociedade e as entidades ambientais do Brasil. A primeira live acontecerá dia 9 de novembro de 2022. Atitude que abrirá portas para reconstruções no campo ambiental a nível nacional. Sindicatos, Associações e Federações que tratam das questões ambientais vão se pronunciar e trazer propostas para situações que agravam o equilíbrio e preservação ambientais. Toda alteração positiva de proteção ambiental se refletirá em todo o nosso planeta.

Com incentivo retomado através do novo Governo Federal para as pesquisas, tecnologias de uso e estudos acadêmicos poderemos contribuir muito para a preservação do meio ambiente.

O fortalecimento e reconhecimento do trabalho realizado pelos servidores públicos da área do meio ambiente, também serão sentidos de forma positiva para um desenvolvimento sustentável e racional dos recursos naturais em Minas e no Brasil.

Assista ao vídeo da presidente Regina Pimenta: