Salles vai procurar empresas que usam técnicas alternativas para armazenar rejeitos de minério

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (ao centro), durante reunião de trabalho, em Belo Horizonte, sobre a tragédia da barragem de Brumadinho (MG) — Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, vai procurar empresas estrangeiras que adotam técnicas alternativas para o armazenamento de rejeitos de minérios, resultantes da mineração.

Salles conversou com o ex-secretário de mineração de São Paulo, que recomendou a ele que ouvisse duas ou três empresas estrangeiras que adotam técnicas diferentes da usada em Minas Gerais, por exemplo, que armazena rejeitos e água em método chamado de alteamento a montante. Uma das técnicas é “dry stack” – que consiste no armazenamento seco de rejeitos. O ministro quer ouvir os argumentos a favor e contra esse modelo.

O ministro é responsável pelo gabinete de crise do governo federal montado para tratar da tragédia provocada pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Até a noite de segunda-feira (28), a Defesa Civil contabilizava 65 mortos e 279 pessoas desaparecidas.

Nesta terça-feira (29), os ministros envolvidos com o gabinete vão discutir as próximas medidas a serem tomadas em relação ao caso de Brumadinho.

FONTE: G1

— Foto: Editoria de Arte / G1