Servidores do Sisema MG ganham 1º e 3º lugares no Prêmio da Conacate

A gestora ambiental Daniela Cristina Pereira Fonseca, representante do projeto “Painel de Indicadores do Sisema“, levantou na última segunda-feira (17/10) o troféu de primeiro lugar do Prêmio Servidor e Servidora de Valor, organizado pela Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate).

Já a analista ambiental, Janaína Mendonça Pereira, representante do projeto “Programa para produzir sustentável“, arrebatou o terceiro lugar e colocou os servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema) duas vezes no pódio da premiação.

Daniela e Janaína estiveram em Brasília receberam, além do Prêmio em mãos, os cumprimentos da presidenta do Sindsema, Regina Pimenta, que também se encontra na capital federal para participar do Congresso da Conacate.

“O Prêmio é um reconhecimento pelo trabalho que os servidores e as servidoras desempenham em suas bases com todo amor, carinho e dedicação sempre com objetivo de melhorar e prestar o melhor serviço para o cidadão mineiro”, destaca Regina.

O projeto “Painel de Indicadores do Sisema“ é coordenado pela assessoria estratégica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e e desenvolvido também pela Analista Ambiental Fernanda Teixeira Silva, pela gestora ambiental Janaina dos Santos Teófilo e pela Assessora-Chefe Nathalia Milagre Hazan.

Trata-se de uma plataforma de gestão desenvolvida na versão gratuita da ferramenta de business intelligence PowerBI. Ele abarca vários temas de todas as instituições do Sisema, como licenciamento ambiental, denúncias e requisições, índice de desempenho ambiental municipal e outros.

> Saia mais aqui sobre o projeto “Painel de Indicadores do Sisema“

O objetivo é promover a regularização ambiental dos imóveis rurais em Minas Gerais, no cumprimento legal ao código florestal brasileiro. A partir do programa, é realizada a promoção do desenvolvimento sustentável dos territórios por meio da adequação ambiental e produtiva deste imóveis.

> Saiba mais aqui sobre o projeto “Programa para produzir sustentável”

Prêmio Servidor e Servidora de Valor

O Prêmio Servidor e Servidora de Valor, organizado pela Conacate, é iniciativa inédita e foi criada para reconhecer, dar visibilidade a práticas inovadoras desenvolvidas a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes de servidoras e servidores públicos de carreira, com objetivo de prestar, sempre, um serviço de excelência para a população.

O prêmio orienta-se pelos princípios da supremacia e indisponibilidade do interesse público, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficácia, eficiência, efetividade bem como, pelos valores de democracia, essencialidade do serviço público, cidadania, excelência, iniciativa, reconhecimento (conhecimento, habilidades e atitudes), além de diálogo e construção participativa (conexão com pessoas e equipes diversas).

Congresso da Conacate

O VIII Congresso Nacional da Conacate começou no dia 16 de outubro de 2023 e a programação se estende até 19 de outubro, em Brasília (DF). Os debates abordam temas importantes para os servidores públicos e para a sociedade, sendo que dentre os principais temas deste ano estão a “Aplicabilidade da Convenção 151 da OIT”, a “Prevenção e Combate ao Assédio” e a “Prevenção e Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro”.

O Congresso trouxe ainda duas novidades em sua cerimônia de abertura: a homenagem aos parlamentares e às pessoas da sociedade civil que apoiam o serviço público e suas servidoras e seus servidores e a solenidade das vencedoras e dos vencedores do I Prêmio Servidor e Servidora de Valor.