Sindsema convoca: 29 de agosto, Dia Estadual de Luta contra o Regime de Recuperação Fiscal

No próximo 29 de agosto de 2023, entidades sindicais que representam servidoras e servidores públicos do Estado de Minas Gerais vão promover o Dia Estadual de Luta contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), medida de arrocho fiscal do governador Romeu Zema (Novo) que vai precarizar ainda mais a prestação de serviços públicos à população mineira.

Em plenária realizada na tarde da última quarta-feira (16/8), na sede da CUT-MG, o SINDSEMA MG e outras entidades e sindicatos representativos de todo funcionalismo estadual consolidaram uma frente única de luta e definiram que no dia 29 de agosto haverá uma paralisação das atividades.

A manifestação vai se concentrar em frente à Assembleia Legislativa, às 13h, e espera reunir diversas categorias de servidoras e servidores públicos numa demonstração de força e unidade na luta contra a proposta de adesão do governo de Minas ao RRF.

O pacote de maldades contido no Regime de Recuperação Fiscal tem, entre alguns de seus objetivos, vender estatais, promover o arrocho salarial do funcionalismo e a proibição da realização de concursos públicos.

A plenária da quarta-feira também colocou na pauta a criação de uma campanha em defesa do serviço público, a construção de uma assembleia sindical unificada e a luta contra a municipalização das escolas estaduais, mais um projeto de Zema para empurrar a responsabilidade do seu governo para outra instância, no caso, as prefeituras.